Presidente PayPal diz moedas digitais vão chegar às compras presenciais

Publicado em 07/12/2020 16:11 em Web Summit

O presidente executivo (CEO) do sistema de pagamentos PayPal, Dan Schulman, defendeu na Web Summit que as moedas digitais vão tornar-se centrais e passar a ser usadas nas compras presenciais, em lojas físicas.

Na sua intervenção na Web Summit, o presidente e CEO da Pay Pal sustentou que o mundo inteiro está a mover-se para o «digital primeiro» e que as transacções em que tudo era online estão a mover-se para o offline (transacções presenciais em loja).

Penso que todas as compras em loja estão a transitar em direcção ao pagamento com o smartphone do cliente ou da apresentação de um código QR , acrescentou.

Dan Schulman considerou que «chegou o tempo» de isso acontecer, numa intervenção em explicou a recente decisão da Pay Pal de incorporar criptomoedas, considerando que os «porta-moedas digitais» são um complemento natural das moedas digitais.

«Já temos mais de 360 milhões de porta-moedas digitais e precisamos de aderir às criptomoedas», sublinhou.

Na sua primeira entrevista pública desde a decisão da PayPal de incorporar as criptomoedas, Schulman disse que elas se tornarão uma ferramenta em todos os pagamentos do dia a dia e sustentou que a pandemia acelerou muitas tendências, incluindo o abandono do dinheiro tradicional pelos consumidores.

Questionado pelo colunista do New York Times, Andrew Ross-Sorkin em entrevista online na Web Summit sobre se a decisão de incorporar este ano as criptomoedas já estava prevista antes da pandemia, o CEO da Paypal disse que parte das suas decisões estavam previstas, outras não.

«Vamos dar aos nossos clientes a capacidade de comprar, vender e possuir criptomoedas dentro dos porta-moedas PayPal, porque uma pesquisa de mercado revelou que 54% da nossa base de clientes estavam interessados», observou.

Acrescentou que o que a PayPal não antecipou foi a possibilidade de usar criptomoedas como um instrumento de compra em cada uma das 28 milhões de lojas que aceitam PayPal.

Aderimos às criptomoedas porque quando alguém as compra espera poder usá las não só como um veículo de investimento, mas também como um meio financeiro para pagamento de outras compras, indicou.

Sobre a volatilidade das bitcoins e se as pessoas aceitarão aquela moeda digital com a volatilidade que ela tem, o presidente da PayPal disse que a volatilidade foi a sua primeira preocupação, mas garantiu que «o que a PayPal fez é diferente, foi permitir ao consumidor conhecer a taxa de câmbio exacta no momento da compra» e, dessa forma, «nem o consumidor nem o vendedor enfrentam riscos de volatilidade».

Ainda sem comentários