A Zon Multimedia apresentou hoje o sistema Iris para Zon Fibra, anunciando uma nova interface de utilizador e «set-top box» e comando com novas funcionalidades e maior facilidade de utilização.
Nuno Sanches, director do produto, salientou que o software da «set-top box» foi totalmente redesenhado por forma a proporcionar uma navegação mais simples e novas opções de utilização.
Aquele director da Zon indicou que o sistema tem uma gestão avançada de gravação de programas, permitindo gravar séries por episódio, por temporada ou todas as temporadas que estiverem a ser emitidas. Cada série è gravada como uma pasta. Em caso de conflito nas gravações, o sistema sugere opções para o solucionar.
O sistema tem uma referência visual para as pastas de cada série ou programa gravado com uma fotografia ou imagem alusiva, com um interface de fácil utilização para seleccionar as gravações a ver, acrescentou.
Nuno Sanches adiantou que também o videoclube passou a permitir visualizar as capas dos DVD de cada filme.
O Iris permite, também, o acesso através da televisão a um conjunto de conteúdos da Internet, como a previsão do tempo ou o visionamento das capas de jornais.
O director da Zon assinalou que o Iris proporciona aos clientes uma maior capacidade de personalização do serviço. Por exemplo, vai permitir marcar os filmes do videoclube com um «gosto», para que o cliente receba do sistema Iris sugestões de filmes a ver.Possibilita, ainda, a troca mensal de canais e outros conteúdos sem alteração da mensalidade.
O comando foi também redesenhado e simplificado e permite agora a partir de nove teclas controlar a totalidade das funcionalidades do sistema.
Nuno Sanches revelou que a Zon está a desenvolver novas funcionalidades que estarão disponíveis a curto prazo, nomeadamente a que permite sintonizar um canal e andar para trás para o início do programa ou para programas anteriores, que estará acessível para todos os canais que permitirem essa opção.
A Zon está, também, a preparar a alternativa de controlar a «set-top box» através de smartphone ou tablet PC, incluindo o agendamento remoto de gravações.
A Zon indicou que o Iris estará disponível a partir de 15 de Janeiro para os clientes de «triple play» (televisão, Internet e telefone) com Internet a partir de 30 megabits por segundo, com preços a partir dos 50 euros mensais.