Nokia diz pode migrar imediatamente unidades rádio de 4G para 5G

Publicado em 21/07/2020 13:28 em Indústria Telecom

A multinacional fabricante de soluções e equipamentos de telecomunicações Nokia garante que pode migrar instantaneamente 5 milhões de unidades rádio existentes com tecnologia móvel 4G para tecnologia 5G.

Em comunicado, a Nokia anuncia que está disponível um software de actualização que permite uma transição simples de unidades rádio 4G/LTE para 5G/NR.

A Nokia afirma que esta solução tem grande valor para os seus clientes porque fornece suporte para 3,1 milhões de unidades rádio até ao fim do ano em curso e para mais de 5 milhões em 2021.

A multinacional finlandesa sublinha que aquela solução evitará visitas dispendiosas e disruptivas aos «sites» (estações), indicando que a Nokia tem uma vasta base de operadores clientes 359 4G/LTE que instalaram unidades FDD RF e observa que será possível utilizar esta solução de actualização para a maioria delas, o que constitui um processo simples e eficiente de os operadores conseguirem cobertura 5G/NR em bandas mais baixas através de uma reformulação do espectro.

A Nokia estima que os operadores poderão potencialmente poupar dezenas de milhares de milhões de euros com as suas soluções de transição de redes.

Ainda sem comentários