Create IT anuncia app gratuita detecção risco Covid 17 em lares

Publicado em 28/04/2020 22:21 em Tecnologias da Saúde

A tecnológica portuguesa Create IT anunciou o lançamento da app +Próximo, que classifica os utentes de lares e residências de idosos quanto aos riscos associados ao seu estado de saúde e recomenda o nível de cuidados mais adequados.

Em comunicado, a companhia afirma que o objectivo da aplicação é facilitar o trabalho dos profissionais e cuidadores que acompanham os utentes que pertencem ao maior grupo de risco.

Indica que o projecto teve início em Évora, em parceria com a União distrital das IPSS, o Secretariado Regional das Uniões de Misericórdias e do Hospital Espírito Santo (de Évora), mas está em expansão para outras regiões.

A Create IT, focada no desenvolvimento de sistemas críticos multiplataforma, revela que a app +Próximo ajuda a detectar precocemente situações de complicações respiratórias no contexto da Covid-19 com a ajuda de um oxímetro, aparelho que avalia de forma indirecta a saturação de oxigénio no sangue, antecipando possíveis casos de afecção respiratória.

No algoritmo da aplicação foram consideradas as patologias típicas dos doentes que pela idade pertencem a este grupo de risco da Covid 19 para permitir que eles cheguem atempadamente ao hospital, indica o comunicado.

Foram distribuídos oxímetros às instituições do distrito de Évora que deles precisavam. A app colige os dados em diferentes escalas dos sintomas - tosse, febre, oxigenação, doença pulmonar obstrutiva crónica, dor de garganta, dor de cabeça e dores musculares -, avalia o risco de saúde e recomenda o nível de cuidados adequado, acrescenta a empresa.

Ainda sem comentários