A ASUS apresentou esta semana os portáteis ZenBook Pro Duo e ZenBook Duo, de elevado desempenho e que são os primeiros a ter dois ecrãs incorporados, incluindo um ecrã na base do portátil (Screen Pad Plus) que se conjuga com o ecrã principal.
Em encontro com a imprensa, André Gonçalves, director de comunicação da Asus Portugal, destacou que os portáteis apresentados são os primeiros do mundo com ecrã ScreenPad Plus, que melhora o desempenho em processos criativos.
Assinalou que o Asus ZenBook Pro Duo tem um ecrã principal OLED 4K touchscreen com 15.6 polegadas e um ecrã horizontal ScreenPad Plus 4K touchscreen com 14 polegadas mas com a mesma largura do principal.
André Gonçalves disse que o Zenbook Pro Duo tem um desempenho «ultrapoderoso», potenciado por tecnologia ROG de dissipação de calor optimizada e «oferece inúmeras facilidades criativas», aumenta a produtividade, é multitarefa, inclui uma gama de aplicações, ferramentas e serviços que se traduzem em aumentos de eficiência e permite formar quatro ecrãs para comandar live stream ou editar imagens 3D.
É fácil arrastar janelas e atalhos entre o ScreenPad Plus e o ecrã principal, alternar instantaneamente entre aplicações e aumentar a área de visualização fundindo os dois ecrãs, observou o responsável da ASUS.
O processador pode ser Intel i9 ou 17 de nona geração, 1 terabyte (Tb) de armazenamento SSD, até 32 Gigabytes (Gb) de memória RAM DDR4, placa gráfica de gaming NVIDIA GeForce RTX2060 com 6 Gb de memória dedicada, WiFi 6 Gig+ e Bluetooth 5.0, 3 portas USB de alta velocidades e sistema de áudio certificado pela Harman Kardon.
André Gonçalves indicou que o ZenBook Duo traz tecnologia de reconhecimento facial com câmara de infravermelhos que facilita o desbloqueamento do portátil com pouca luz.
Acrescentou que inclui um painel de escrita manual, com caneta própria para escrever no ecrã.
O director da ASUS em Portugal revelou que a companhia está a trabalhar com programadores, nomeadamente em Portugal para optimizar e adaptar ferramentas do ScreenPad, tendo sido demonstradas na apresentação algumas já desenvolvidas pior programadores portugueses.
O ZenBook Pro Duo pesa 2,5 quilos e tem preços que variam entre 2999,99 euros e 3699.99 euros.
André Gonçalves destacou que está disponível uma versão mais fina e leve (o ZenBook Duo, com 1,5 quilos), tipo ultrabook, com ecrã principal de 14 polegadas e um ecrã ScreenPad Plus touchscreen de 12,6 polegadas.
Este modelo vem com processador Intel i7, placa gráfica NVIDIA GeForce MX250 com 2 Gb de memória dedicada, até 16 Gb de memória RAM, armazenamento SSD de 1 Tb e um preço menor, ainda assim de 1699,99 euros.
André Gonçalves revelou que a ASUS emprega 25 trabalhadores em Portugal nas áreas comercial, de marketing e de suporte técnico e, citando números da GfK, afirma que a ASUS é líder do mercado português de computadores portáteis com uma quota de cerca de 30%.
A ASUS indica que emprega 16 mil pessoas a nível mundial, dos quais 5,5 milhares de engenheiros, e produz, nomeadamente, computadores desktops, portáteis e «all-in-one», servidores, motherboards, placas gráficas, monitores, drives ópticas, dispositivos de rede, tablets e samartphones.
André Gonçalves destacou que o novo ROG Phone (smartphone de gaming) vendeu 3 milhões de unidades desde o seu lançamento, 2,4 milhões das quais na China.