Carlos Oliveira, fundador e antigo presidente executivo da Mobicomp, que desde que a Microsoft comprou a empresa era responsável pelo centro de investigação e desenvolvimento (I&D) de mobilidade da multinacional, deixou estas funções para se dedicar a novos projectos e interesses pessoais, anunciou a Microsoft.
A Mobicomp, empresa fundada em Braga e que se dedicava ao desenvolvimento de aplicações móveis, foi adquirida em Julho de 2008 pela Microsoft, tornando-se num centro de investigação da multinacional de software para a área da mobilidade.
Sob a direcção de Carlos Oliveira, o centro de investigação de Braga desenvolveu o serviço de back-up de dados «My Phone» para a versão 6.5 do sistema operativo Windows Phone, e a funcionalidade inovadora «Find my Phone», para o Windows Phone 7.
O «Find my Phone» é um sistema de localização e recuperação de terminais móveis perdidos.
Carlos Oliveira, citado no comunicado da Microsoft, destacou que nestes dois anos e meio teve «oportunidade de participar em decisões com impacto a nível global, suportado por uma equipa extraordinária que sempre dignificou em muito a massa cinzenta e a capacidade de inovação portuguesas».