Colt investe 2 milhões euros em novo centro global de suporte

Publicado em 12/12/2018 00:35 em Destaques

A multinacional britânica de telecomunicações empresariais Colt investiu em Portugal cerca de 2 milhões de euros num novo centro de suporte técnico global que emprega quatro dezenas de pessoas, revelou o director-geral para Portugal Carlos Jesus.

Carlos Jesus indicou que o novo centro de competências, o LanguageTechnical Resolution Center, entrará em funcionamento ainda em Dezembro, tem trabalhadores na sua maioria licenciados e terá também uma pequena componente de investigação e desenvolvimento (I&D) para a resolução de questões novas que os clientes ponham.

Indicou que aquele Centro vai prestar serviços a clientes de todo o mundo em inglês, alemão, francês, italiano e espanhol.

O director-geral da Colt Portugal adiantou que com o investimento da ordem dos 2 milhões de euros no centro de competência Premium Network Services, criado em 2016 em Portugal, eleva-se a cerca de 4 milhões de euros o investimento em centros de suporte da Colt em Portugal.

Carlos Jesus indicou que o Premium Network é destinado a clientes que necessitam de serviços altamente especializados, dispõe de 22 engenheiros altamente qualificados com alguns anos de experiência na área das tecnologias e dá suporte a muitas empresas líderes mundiais da América do Norte, Europa e Ásia que são clientes Colt.

O director-geral da Colt Portugal salientou que a aposta em Portugal para a instalação daqueles centros de suporte internacional tem a ver com o facto de muitos cabos submarinos atracarem em Portugal, ligando a África, ao continente americano e mesmo à Ásia, ter estabilidade e dispor de profissionais com um elevado nível de qualificações.

Recordou que, devido às fortes relações que a península ibérica tem com África e América Latina, incluindo Brasil, a península tem ligações a mais de dezena e meia de sistemas de cabos submarinos, o que a torna num dos principais hubs de telecomunicações do mundo.

Adiantou que a Colt tem investido para permitir que empresas americanas e asiáticas sejam servidas pela companhia na Europa através de Portugal.

Carlos Jesus indicou que a empresa de redes empresariais de telecomunicações está actualmente a investir em redes empresariais na Europa de Leste.

A companhia indicou no início de Dezembro que vai ligar com mais de 7 mil quilómetros de fibra óptica 10 cidades da Europa de Leste na Bulgária, Croácia, Hungria, República Checa, Polónia, Roménia, Eslováquia e Sérvia.

Em 2018 a Colt anunciou também a expansão da sua rede de fibra nos Estados Unidos, Japão e Alemanha.

Em Portugal, a Colt está presente desde 2001 e serve empresas das cidades de Lisboa, Porto e Oeiras através de um anel próprio de fibra óptica de alta velocidade de 1700 quilómetros, que liga aquelas três cidades nacionais e Madrid, disponibilizando velocidades em múltiplos de 100 gigabits por segundo (Gbps),.

A empresa emprega 80 pessoas em Portugal, três quartos das quais nos centros de competências.

Com sede em Londres e criada em 1992, a Colt está actualmente presente na Europa, Ásia e América do Norte e as suas redes ligam mais de duas centenas de cidades e 25 mil edifícios.

Ainda sem comentários