A fabricante líder de telemóveis finlandesa Nokia anunciou a compra da «start-up» norueguesa Smarterphone, que desenvolve sistemas operativos para telefones tradicionais baseados em Linux, revelou a Telecoms.com.
A Nokia indica que a aquisição, cujo custo não foi divulgado, faz parte da estratégia de «levar as aplicações para os próximos mil, milhões de pessoas», que tem com o alvo os mercados emergentes.
Os sistemas operativos desenvolvidos pela Smarterphone, que tem dezena e meia de trabalhadores, permitem funcionalidades mais avançadas do que as oferecidas pelos actuais telefones tradicionais da Nokia.
O sistema operativo SmarterPhone 3.0 foi desenvolvido para telefones com teclado QWERTY, suporta 3G e ligações de banda larga Wi-Fi, permitindo aos utilizadores ver fotografias e vídeos na Web.
Embora a Nokia aposte na área dos smartphones com os novos modelos Lumia, que utilizam o mais recente sistema operativo Windows Phone, da Microsoft, é a área dos terminais tradicionais que está a permitir à Nokia manter a liderança mundial nas vendas de telemóveis, embora em perda acelerada de quota de mercado.