Digitalização hospitais aumentou, profissionais pedem formação

Publicado em 2020-10-08 22:05:02 em Tecnologias da Saúde

A digitalização dos hospitais portugueses aumentou, com mais de quatro em cada cinco (81%) dos médicos e enfermeiros nacionais a dizerem que a pandemia obrigou os hospitais a tornarem-se mais digitais, segundo um estudo da consultora Deloitte sobre a saúde europeia. Apesar do aumento da digitalização nos hospitais nacionais, a Deloitte sublinha que Po (...)

Plataforma INSIGHT da Priberam apoia luta contra Covid 19

Publicado em 2020-07-28 22:48:38 em Tecnologias da Saúde

A Priberam anunciou que a sua plataforma de inteligência artificial (IA) INSIGHT está a ser utilizada na luta contra o Covid 19, participando no projecto Covid Mapper, financiado pelo Fundo Gulbenkian. Em comunicado, a Priberam que tem como parceiros no projecto o Instituto Superior Técnico/INESC-ID, a Faculdade de Medicina de Lisboa, o IMM – Instituto (...)

ANSOL reforça preocupações com Stayaway Covid

Publicado em 2020-07-23 14:55:23 em Tecnologias da Saúde

A Associação Nacional de Software Livre (ANSOL) salienta que tem acompanhado com preocupação os desenvolvimentos da aplicação de rastreamento de contactos STAYAWAY Covid e considera que a disponibilização do seu código não é suficiente. Em comunicado divulgado hoje, a ANSOL sublinha que a aplicação usa a API (Interface de Programação de Aplic (...)

D3 reclama publicação imediata código App Stayaway Covid

Publicado em 2020-07-23 10:33:03 em Tecnologias da Saúde

A Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais reclama a publicação imediata do código-fonte da aplicação da aplicação Stayaway Covid, desenvolvida pelo INESCTec, financiada com dinheiros públicos e apoiada pelo governo e Direcção Geral de Saúde (DGS). Em comunicado, aquela associação reclama, também, ao Parlamento e ao Governo a aprovaç (...)

Create IT anuncia app gratuita detecção risco Covid 17 em lares

Publicado em 2020-04-28 22:21:15 em Tecnologias da Saúde

A tecnológica portuguesa Create IT anunciou o lançamento da app +Próximo, que classifica os utentes de lares e residências de idosos quanto aos riscos associados ao seu estado de saúde e recomenda o nível de cuidados mais adequados. Em comunicado, a companhia afirma que o objectivo da aplicação é facilitar o trabalho dos profissionais e cuidadores (...)

Bosch anuncia testes rápidos fiáveis para Covid-19

Publicado em 2020-03-27 16:02:49 em Tecnologias da Saúde

A multinacional alemã Bosch anunciou hoje que a sua filial Bosch Healthcare Solutions e os laboratórios britanicos Randox, da Irlanda do Norte, desenvolveram um dos primeiros testes rápidos ao Covid-19, que obedece aos requisitos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em comunicado, a Bosch afirma que o teste, que demora duas horas e meia a dar result (...)

App portuguesa permite consultas online gratuitas sobre Covid-19

Publicado em 2020-03-22 22:16:03 em Tecnologias da Saúde

A start-up portuguesa BetterNow, anunciou em comunicado que a sua app permite consultas gratuitas em linha (por Internet), com um médico inscrito na ordem profissional, sobre o Covid-19. A BetterNow indica no sítio Internet que é uma empresa portuguesa de telemedicina, criada em Junho de 2019 e registada na Entidade Reguladora da Saúde, e que permite re (...)

Tecnológica Glintt quer crescer fortemente no sector farmacêutico

Publicado em 2020-01-23 19:51:42 em Tecnologias da Saúde

A tecnológica portuguesa Glintt quer crescer fortemente no sector farmacêutico, que lidera em Portugal e onde tem uma forte presença em Espanha, anunciou Nuno Vasco Lopes, presidente executivo (CEO) da companhia. Nuno Lopes, parceiro convidado para uma apresentação Oracle à imprensa quarta feira, destacou que a Glintt é uma das maiores tecnológica p (...)

16,5 milhões doentes monitorizados remotamente em 2017

Publicado em 2018-12-27 19:35:49 em Tecnologias da Saúde

Em 2017 havia no planeta16,5 milhões de doentes que eram monitorizados remotamente nas suas casas com uso de comunicações electrónicas, um aumento de 41% face ao ano anterior, segundo estimativas da analista Berg Insight. A Berg assinala que a «mHealth» é um conjunto de soluções que usam as telecomunicações para os cuidados de saúde em programas (...)

Tecnológica GMV apresenta carteira soluções de saúde

Publicado em 2018-10-31 00:13:45 em Tecnologias da Saúde

A tecnológica espanhola GMV apresentou hoje em Lisboa a sua carteira de soluções de saúde, baseadas em Big Data, Analytics e inteligência artificial (AI, na sigla inglesa). Em encontro com jornalistas portugueses, Inmaculada Perez, directora de eHealth (saúde digital) da GMV, salientou que a transformação digital na saúde começou com o Big Data e (...)

Instituto português explora alternativa detecção cancro mama

Publicado em 2018-01-03 16:06:41 em Tecnologias da Saúde

O Instituto de Telecomunicações (IT), uma instituição universitária, anunciou que está a explorar o desenvolvimento de uma nova forma de detecção do cancro de mama que recorre à utilização de imagens por microondas. Em comunicado, o IT adianta que a imagem por microondas oferece um maior contraste entre os tecidos saudáveis e os malignos, o que (...)

Lafeina ganhou o prémio Pitch da Web Suumit

Publicado em 2017-11-10 23:15:49 em Tecnologias da Saúde

A startup francesa Lafeina, que desenvolveu uma caixa frigorífica de pequenas dimensões para manter medicamentos sensíveis entre os 2 e os 8 graus Celsius, ganhou o Prémio Pitch da Web Summit, no valor de 50 mil euros. Nos pitchs os responsáveis das startups explicam de forma sintética, em poucos minutos, o que faz a empresa e o seu projecto. Este an (...)

Mais 7 milhões pacientes monitorizados remotamente em 2016

Publicado em 2017-04-21 00:04:46 em Tecnologias da Saúde

A consultora e analista de mercados Berg Insight revelou que em 2016 foram monitorizados remotamente em todo o mundo 7,1 milhões de doentes, um crescimento homólogo de 44%. A Berg indica que o seu estudo inclui todos os pacientes envolvidos em programas de mHealth ligados a dispositivos médicos como parte de um regime de cuidados de saúde. A consultora (...)

Glintt anuncia projecto pioneiro no IPO do Porto

Publicado em 2017-03-09 00:31:56 em Tecnologias da Saúde

A tecnológica portuguesa Glintt (grupo ANF - Associação Nacional de Farmácias) anunciou que desenvolveu um projecto pioneiro no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO) que permite partilhar em tempo real a informação clínica do doente entre os profissionais da instituição. Em comunicado, a tecnológica garante que aquele «projecto inovado (...)