O Produto Interno Bruto (PIB) português acelerou no primeiro trimestre, para um crescimento homólogo de 1.8%, mas as perspectivas para 2019 parecem muito incertas, não só pelas nuvens negras que pairam a nível internacional como pela análise dos números do INE. Numa primeira análise os números parecem encorajadores: o crescimento homólogo do PIB a (...)
O Ifo, o principal instituto de conjuntura económica alemão, ligado à Universidade de Munique, apelou publicamente à renegociação do acordo para o Brexit, num texto assinado pelo professor Gabriel Felbermayr. O documento, divulgado pelo Ifo, afirma que «isto deve ser feito para evitar que o acordo falhe», fazendo notar que «o acordo também tem de (...)
No dealbar do século XX, a informatização das organizações foi a panaceia universal para as empresas, a suposta solução milagrosa para funcionarem melhor, aumentarem a facturação e a rentabilidade, serem mais eficientes. A informatização estava na moda. Foram anos de ouro para quem vendia hardware (servidores, computadores, etc) e software. Surp (...)
O Banco de Portugal, nas suas projecções económicas 2018/2020, prevê a continuação do aumento do emprego até 2020, embora em desaceleração, mas sublinha que esta projecção tem implícito um aumento fraco do produto por trabalhador. Alíás, as estimativas do INE apontam para um crescimento de 3,3% do emprego em 2017, acima do aumento real de 2,7% (...)
Uma tese que tem vindo a ser divulgada como verdade absoluta nos últimos anos é que o crescimento pela via do consumo privado é indesejável e que o crescimento virtuoso do PIB vem apenas pela via do investimento e das exportações. É uma tese com um conteúdo fortemente ideológico, que visa explicar a manutenção dos salários em níveis baixos, ess (...)
O tribunal da Relação de Lisboa disse hoje aquilo que todos sabiam, mas muitos calavam: a actividade da Uber é ilegal porque promove o transporte de passageiros em automóveis ligeiros sem estar licenciada para a actividade nem cumprir as normas legais. O argumentário da Uber é bastante curioso. Afirma que não é uma empresa de transportes mas sim uma (...)
Sem moeda própria, a aposta de Portugal no crescimento económico deveria ser na dinamização do investimento público e na melhoria dos salários reais, não só na função pública como no sector privado, designadamente com um aumento mais expressivo do salário mínimo. As projecções 2017/2019 do Banco de Portugal reconhecem que o baixo crescimento (...)
Tenho para mim que qualquer empresa que precise de ajuda para pagar salários mínimos de 600 euros ou mesmo de 650/700 euros não tem razão de existir. Ainda menos as que não pudessem pagar 557 euros. Com o decreto aprovado de redução da TSU, os empregadores passariam a ter menos despesa com os salários que em 2016 estavam entre 552 e 557 euros. Re (...)
Regressado de uma permanência de um dúzia de dias no Reino Unido, durante a qual ocorreu o referendo para saída do Reino Unido da União Europeia, chegado a Portugal concluo que os dirigentes alemães e os burocratas de Bruxelas se recusam a aprender as lições da vitória do Brexit. Que se desenganem aqueles que pensam que a vitória da saída foi cons (...)