A Apple, que faz parte do consórcio que comprou a carteira de 6 mil patentes da Nortel Networks, contribuiu com 2,6 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros), mais de metade dos 4,5 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros) pagos pelo consórcio.
O consórcio inclui também a EMC, a Ericsson, a Microsoft, a RIM e a Sony e a aquisição da carteira de patentes da Nortel está ainda dependente da aprovação de autoridades de regulação.
A Research in Motion (RIM) já fez saber que a sua participação foi de 770 milhões de dólares (531 milhões de euros) e a Ericsson anunciou um investimento de 340 milhões de dólares (234 milhões de euros) naquela aquisição.
A Apple licitou inicialmente sozinha a carteira de patentes, tendo como principal rival a Google, mas quando os valores atingiram determinado nível juntou-se num consórcio para melhor enfrentar a líder dos motores de busca, que desenvolveu o sistema operativo Android, rival do iOS, da Apple.
A Apple estará agora interessada na empresa de tecnologia «wireless» (sem fios) InterDigital.
A Apple anunciou no final do segundo semestre ter disponibilidades de caixa de 76,2 mil milhões de dólares (52,5 mil milhões de euros).
Alguns accionistas pediram que essas disponibilidades fossem utilizadas para distribuição de dividendos mas a liderança da companhia respondeu com uma declaração em que afirma que «acredita fortemente que uma ou mais oportunidades claramente estratégicas» surgirão e aquela forte posição financeira coloca a companhia numa «posição única» para ficar em vantagem.