As especulações sobre uma eventual parceria ou empresa comum entre a Microsoft e a Sony reactivaram se depois de no passado fim-de-semana a Microsoft ter iniciado o processo de registo dos domínios www.microsoft-sony.com e www.sony-microsoft.com.
Digitando qualquer dos domínios, entra-se no motor de busca Bing da Microsoft.
Frank Shaw, um executivo da área das comunicações corporativas da Microsoft, escreveu na rede social Twitter que a Sony é um grande parceiro da Microsoft e que não há nada escondido, «foi apenas uma tomada de domínio defensiva».
Os domínios microsoftsony.com e sonymicrosoft.com já existem e remetem ambos para um sítio Internet escrito com caracteres orientais, chamado MoooN, que aparenta ser um sítio de sexo, o que poderá corroborar a afirmação de Shaw.
As explicações de Shaw tiveram, contudo, reduzido efeito sobre as especulações que correm na blogosfera sobre um eventual negócio entre as duas empresas, que poderia passar pela criação de uma empresa comum ou pela possibilidade de a fabricante de telemóveis SonyEricsson optar pela plataforma Windows Phone para os seus futuros smartphones, como aconteceu com a Nokia.
Outras especulações apontam para que as duas empresas poderiam lançar conjuntamente uma super consola de jogos que reunisse o melhor da Xbox e o melhor da Playstation.
Há mesmo quem admita que a Microsoft se estaria a posicionar para comprar a Sony, uma hipótese que merece menos credibilidade.