UE: Mais de dois quintos das famílias apostam no «triple play»

Publicado em 13/07/2011 01:18 em Destaques

Mais de duas em cada cinco (42%) das famílias dos países da União Europeia (UE) tinham no bimestre Fevereiro/Março pacotes «triple play» (televisão, Internet e telefone fixo), mais quatro pontos percentuais do que no último bimestre de 2009.

As conclusões são de uma sondagem realizada em Fevereiro e Março de 2011 nos 27 Estados da UE a 26 838 famílias, com 1 010 inquéritos realizados em Portugal.

Portugal está ligeiramente acima da média europeia, com 43% das famílias a dispor de «triple Play», embora bastante abaixo da Holanda (67%), Malta (64%), Eslovénia (60%), Luxemburgo (58%) ou França (55%).

O inquérito comunitário revela que 98% das famílias da UE têm pelo menos um telefone (fixo ou móvel), sendo que 89% têm telemóvel, 62% têm telefones fixos e móveis simultaneamente, 27% só dispõem de telemóvel e 9% só têm telefone fixo.

Em Portugal, 95% das famílias têm pelo menos um telefone, 54% possuem fixo e móvel, 34% só tem telemóvel e 8% só telefone fixo.

A sondagem indica que em 77% dos lares portugueses e em 34% dos europeus apenas existem telemóveis pré-pagos, em 4% dos portugueses e 36% dos europeus a assinatura móvel é só por contrato, 7% das famílias portuguesas e 19% das europeias têm simultaneamente telemóveis com contrato e pré-pagos.

Em Portugal apenas 12% das famílias não têm nenhum telemóvel, percentagem ligeiramente superior à média europeia, que é de 11%.

Possuem telefones com acesso à Internet 34% das famílias da UE e 28% das portuguesas.

Na UE, 98% dos agregados familiares têm televisão, sendo 35% por cabo, 30% por televisão digital terrestre (TDT) e 21% por satélite. Em Portugal 97% têm televisão, sendo 37% por cabo, 8% por TDT e 7% por satélite.

A TDT está disponível em Portugal mas o sinal analógico só desaparecerá em todo o país durante o primeiro trimestre de 2012.

A sondagem indica que há computadores em mais de dois terços (68%) dos lares europeus, ficando Portugal no terço inferior da tabela, com 56%.

O inquérito revela que 62% dos europeus têm Internet em casa, 55% dos quais de banda larga, enquanto em Portugal só pouco mais de metade (51%) das famílias tem Internet e só 45 de banda larga.

O ADSL (39%) é a forma mais comum de acesso à Internet nos lares europeus e o cabo representa 11%. Em Portugal, 27% têm Internet por cabo e 18% por ADSL, segundo as conclusões do inquérito.

Em média europeia, 8% acedem à Internet por rede móvel, percentagem ligeiramente superior em Portugal (9%). Em média europeia, 2% acedem à Internet por fibra óptica, em Portugal 1%, indica o inquérito.

Fazem chamadas telefónicas por Internet, utilizando tecnologia VoIP (voz sobre protocolo Internet) apenas 12% dos portugueses, o que compara com 28% em média na UE.

A sondagem revela que a qualidade dos serviços é uma preocupação maior dos cidadãos da União Europeia.

Cerca de um quarto dos inquiridos refere dificuldades na ligação à rede móvel e idêntica percentagem afirma sofrer interrupções de chamadas móveis.

Quase dois terços dos europeus limitam as suas chamadas móveis por causa do custo, o mesmo sucedendo com 71% dos portugueses.

Metade dos europeus com smartphones limita a utilização de Internet móvel por causa do preço. No caso de Portugal, a percentagem aumenta para 60%

Ainda sem comentários