Europa investe em projectos para levar banda larga a 1 Gbps até casa

Publicado em 09/07/2011 00:49 em Destaques

A Europa está a investir em 13 projectos de investigação fotónica no domínio das redes de fibra óptica de banda larga para desenvolver tecnologias que permitam levar até casa dos cidadãos Internet com débitos superiores a 1 gigabit por segundo (Gbps), anunciou sexta-feira a Comissão Europeia.

Os projectos de investigação, seleccionados em 2010 e que terão uma duração de dois a três anos, receberão um financiamento total de 22,3 milhões de euros, assumido pela Comissão Europeia (um terço) , Áustria, Alemanha, Polónia, Reino Unido e Israel.

A iniciativa visa tornar acessível a todos os europeus a partir de 2020 banda larga ultra-rápida e promover a investigação europeia na área das tecnologias da informação e comunicação (TIC).

«Vejo com alegria o arranque em força da investigação tecnológica num domínio importante para a oferta às residências e empresas de 500 milhões de cidadãos europeus de débitos Internet super elevados. Esta tecnologia pode vir a desempenhar um papel fundamental na resposta às necessidades da Europa em banda larga a muito longo prazo», afirma Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Europeia, em comunicado da Comissão.

A Comissão indica que o objectivo dos projectos de investigação é permitir oferecer aos clientes, residenciais e empresariais, um serviço de banda larga ultra-rápido mas sem custos suplementares.

Ainda sem comentários