Os preços das comunicações móveis em roaming baixam a partir de 1 de Julho, para um máximo de 35 cêntimos de euro (sem IVA) por minuto nas chamadas efectuadas (antes 39 cêntimos) e de 11 cêntimos (sem IVA) nas chamadas recebidas (15 cêntimos anteriormente).
A Comissão Europeia, que estabeleceu os novos valores máximos para vigorarem de 1 de Julho até 30 de Junho de 2012, indica que a recepção de mensagens de correio vocal é gratuita e estabelece um preço grossista máximo de 50 cêntimos para 1 megabyte (Mb) de dados em roaming.
Em comunicado, a Comissão Europeia sublinha que os operadores móveis da UE são obrigados a partir de 1 de Julho a baixar os preços retalhistas das chamadas em roaming, recordando que se trata «da última de uma série de reduções de preços nos termos do regulamento da UE relativo ao roaming, que termina no final de Junho de 2012».
Recorda que o objectivo é tornar «quase nula» em 2015 a diferença entre as tarifas de roaming e as nacionais no espaço da UE.
A Vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, citada no comunicado, afirma que «estes novos tectos tarifários irão reduzir temporariamente os preços retalhistas da realização e recepção de chamadas de voz quando se estiver noutro país da UE durante o próximo ano».
«No entanto, temos de atacar os problemas do roaming na sua raiz, com uma estratégia estrutural de longa duração. Nesse sentido, a Comissão apresentará muito em breve novas propostas globais de soluções de longo prazo para o problema de base de falta de concorrência nos mercados de roaming», garantiu Kroes.
O princípio básico que tem sido defendido pela Comissão é o de que num verdadeiro mercado único europeu não fazem sentido tarifas diferentes em roaming face às que são aplicadas para outros operadores dentro de cada país.