As receitas das lojas online de aplicações móveis deverão ascender a 7,3 mil milhões de dólares (5,0 milhões de euros) este ano e crescer a um ritmo médio de quase 50% ao ano até 2015, indica a consultora e analista de mercado Canalys.
O relatório da Canalys prevê que as receitas das «App Stores» cresçam 92% em 2012, para 14,1 mil milhões de dólares (9,7 mil milhões de euros) e atinjam os 36,7 mil milhões de dólares (25,4 mil milhões de euros) em 2015.
A Canalys salienta que este ritmo de crescimento da venda de aplicações móveis representa uma excelente oportunidade para os operadores de redes móveis de telecomunicações para entrarem neste mercado em concorrência com as actuais «app stores».
«As lojas online de aplicações móveis líderes já têm centenas de milhares de aplicações móveis, por isso é difícil os operadores competirem com esses números, afirma Tim Shepherd, analista da Canalys, citado em comunicado.
«Por outro lado, o excesso de possibilidades de escolha implica sérios problemas em termos de descoberta de aplicações, tanto para os desenvolvedores como para os utilizadores, facto que os operadores podem aproveitar em sua vantagem», acrescenta.
Observa que os operadores podem oferecer um leque mais reduzido de aplicações mas que podem ser desenhadas para as preferências dos seus clientes.
Tim Shepherd salienta que, à medida que vão oferecendo mais conteúdos e serviços aos seus clientes, muitos operadores de telecomunicações querem subir na cadeia de valor e, dispondo de dados detalhados dos seus clientes, têm seguramente uma vantagem competitiva.
A Canalys salienta que os utilizadores vão continuar a valorizar as funcionalidades e o design dos terminais, mas a qualidade e disponibilidade de certas aplicações móveis poderá influenciar cada vez mais as decisões de compra, num mercado em que as aplicações móveis são «uma força tecnológica disruptiva».