A ST-Ericsson, uma empresa comum da ST Microelectronics e da Ericsson com sede na Suíça, anunciou um plano de corte de custos, para poupar 120 milhões de dólares (85 milhões de euros) até ao fim de 2012.
Em comunicado, a companhia indica que o plano de redução de despesas decorre do ambiente económico e da quebra da procura e inclui uma redução de até 500 postos de trabalho. Segundo informação contida no sítio Internet da empresa, a maioria dos seus trabalhadores são engenheiros.
Os custos de reestruturação estão estimados em 55 milhões de dólares (39 milhões de euros), a maior parte dos quais ocorrerão no segundo semestre do ano em curso, precisa o comunicado.
«Estas acções, enquanto necessárias para reforçar a posição financeira da companhia, não compromete a execução dos novos produtos e os fornecimentos aos clientes», garantiu Gilles Delfassy, presidente e CEO da ST-Ericsson, citado no comunicado.
No primeiro trimestre (concluído a 2 de Abril) do ano fiscal 2011, a ST Ericsson agravou os seus prejuízos para 178 milhões de dólares (125 milhões de euros) e os resultados operacionais foram negativos em 149 milhões de dólares (105 milhões de euros), um significativo agravamento face a um ano antes.
O volume de negócios no primeiro trimestre fiscal baixou 26,7%, para 444 milhões de dólares (313 milhões de euros).
A ST-Ericsson é uma empresa líder no desenvolvimento de plataformas sem fios e semicondutores.