O Conselho de Directores da ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers anunciou a aprovação de uma das maiores mudanças de sempre no Sistema de nomes de domínios Internet, anunciou a organização.
Em comunicado, a ICANN indica que a alteração foi aprovada com votos favoráveis de 13 administradores, um voto contra e duas abstenções.
A medida aumenta drasticamente o número de generic Top Level Domains (TLD), as extensões finais dos domínios, por exemplo, .com, .org ou .net, que são actualmente 22.
«A ICANN abriu o sistema de nomes Internet para desencadear a imaginação global humana. A decisão de hoje respeita o direito de os grupos de criarem novos TLD em qualquer linguagem. Esperamos que este sistema de nomes de domínio sirva melhor a humanidade», afirma o presidente e CEO do ICANN, Rod Beckstrom, citado no comunicado.
A ICANN considera que o novo sistema vai mudar a forma como as pessoas encontram a informação e como as empresas e organizações planeiam e estruturam a sua presença online.
Acrescenta que «os endereços Internet poderão terminar com quase todas as palavras em todas as línguas», oferecendo às organizações de todo o mundo oportunidade de utilizar as suas marcas, produtos, comunidades ou causas de formas novas e inovadoras.
A decisão surge após alguns anos de debate que envolveu comunidades Internet, grupos de negócio e governos, indica o ICANN, garantindo que fará todos os esforços para que a segurança, estabilidade e resiliência da Internet não fiquem comprometidos.