A Nokia anunciou que assinou um acordo para o licenciamento de patentes com a Apple, que põe termo a um litígio sobre aquelas matérias entre a companhia finlandesa e a marca da maçã.
Os termos exactos do acordo são confidenciais mas a Apple pagará à Nokia, a título de royalties e de uma só vez, uma quantia não especificada.
No entanto, analistas de mercado estimavam que a Apple deveria milhares de milhões de dólares relativos a royalties não pagas.
A Nokia apresentou queixa contra a Apple em Outubro de 2009 por alegadas infracções em matérias de patentes Nokia utilizadas no iPhone.
O presidente e CEO da Nokia, citado em comunicado, afirma que a Nokia está muito satisfeita por a Apple se ter juntado ao crescente número de empresas que lhe compram licenças de tecnologia, o que demonstra a liderança da Nokia na carteira de patentes no mercado das comunicações móveis.
A multinacional finlandesa assinala que nas últimas duas décadas investiu 43 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento e tem uma das maiores carteiras de patentes da indústria de comunicações móveis, num total superior a 10 mil.