Os computadores portáteis e periféricos, as televisões digitais e os telemóveis estarão entre os primeiros dispositivos a adoptar a tecnologia Wi-Fi Direct, prevê a consultora In-Stat.
O relatório daquela consultora e analista de mercado salienta que aquelas três categorias de dispositivos têm em comum terem produções anuais de centenas de milhões de unidades.
Acrescenta que um dos principais objectivos do Wi-Fi Direct é a difusão sem fios de imagens e vídeos, o que leva a consultora a admitir que em 2015 cerca de 80 milhões de televisões digitais venham preparadas para aquela tecnologia.
O Wi-Fi Direct é uma tecnologia de rede «peer to peer» (ponto a ponto) que permite a ligação directa sem fios entre diversos dispositivos de uma forma mais simples e que facilita funcionalidades como imprimir, partilhar ficheiros ou conteúdos ou fazer a sincronização de dispositivos. Permite a ligação entre dispositivos sem depender da existência de uma rede Wi-Fi tradicional, doméstica ou empresarial, ou de um «hotspot».
Televisões, computadores, telemóveis, câmaras fotográficas digitais, impressoras ou consolas de jogos poderão com o Wi-Fi Direct ligar-se e transferir dados e aplicações directamente, de uma forma rápida e fácil.
A tecnologia permite a ligação de dois dispositivos entre eles ou a ligação simultânea de um conjunto de dispositivos digitais, segundo a Wi-Fi Alliance.