As ligações de banda larga móvel HSPA (High Speed Packet Access) em todo o mundo deverão atingir os 500 milhões no final de Junho, anunciou hoje a Associação GSM (GSMA).
A GSMA assinala que este número fará do HSPA a tecnologia sem fios com o crescimento mais rápido de sempre.
Citando dados da consultora Wireless Intelligence, a GSMA indica que as ligações LTE (Long Term Evolution, a tecnologia móvel de quarta geração) atingiram um milhão, apenas 18 meses depois do lançamento da primeira rede comercial LTE.
Acrescenta que a rápida adopção das duas tecnologias é explicável pelo aumento explosivo da procura mundial de smartphones, o aumento do número de tablet PC e de portáteis com Internet móvel.
A GSMA indica que em cada mês são adicionadas 19 milhões de novas ligações HSPA e o sector espera atingir os mil milhões de ligações no fim de 2012.
Quanto às ligações móveis com LTE, prevê que atinjam os 300 milhões em 2015.
A Wireless Intelligence indica que há actualmente 3 100 modelos de dispositivos móveis que suportam a tecnologia HSPA e há 350 redes de telecomunicações com tecnologia HSPA em 132 países do mundo.
Acrescenta que 88 redes móveis fizeram já o «upgrade» (actualização) para o HSPA+, uma evolução que permite velocidades de download teóricas até 84 megabits por segundo (Mbps) e que potencialmente chegará aos 168 Mbps.
A GSMA é uma associação que representa os interesses dos operadores móveis, agregando quase 800 operadores de 219 países, além de 200 companhias industriais (produtoras de telemóveis e equipamentos de rede), de software e empresas Internet e de media.