A Portugal Telecom anunciou hoje uma reorganização societária no grupo brasileiro de telecomunicações Oi, em cujo capital a PT está presente.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT revela que a BRT será a companhia que irá concentrar todas as participações accionistas do grupo Oi e a única empresa cotada do grupo
Acrescente que o nome da BRT mudará para Oi, SA e terá acções ordinárias e acções preferenciais.
No entanto, a TmarPart, entidade que controla o grupo Oi, irá manter esse controlo.
Após esta reestruturação, a Oi passará a ter como accionistas e TmarPart, com uma posição de controlo, e os restantes accionistas do grupo, deixando as partiucipações accionistas de estar dispersas pela TNL, pela TMAR e pela BRT.
Uma comunicação do grupo Oi à CVM brasileira afirma que o objectivo da reestruturação é simplificara estrutura societária e a governança das empresas do grupo Oi, com redução de custos operacionais, administrativos e financeiros.
Acrescenta que a reorganização permite a racionalização e unificação da administração dos negócios, a optimização da estrutura de capital do grupo e a maximização da capacidade de captação de recursos.