Um estudo da Alcatel-Lucent indica que os trabalhadores das organizações globais se debatem com dificuldades para gerir grandes volumes de comunicações e precisam de melhores ferramentas tecnológicas de comunicação e colaboração.
A Alcatel-Lucent realizou dois estudos globais durante o primeiro trimestre durante os quais inquiriu 2 mil trabalhadores altamente especializados e, noutro inquérito, 750 executivos de tecnologias da informação de grandes e médias empresas de 51 países.
Os resultados indicam que apenas um terço dispõe de ferramentas adequadas nas áreas de comunicação e colaboração e quase três quartos (74%) sentem necessidade de dispor desses instrumentos.
Três em cada quatro trabalhadores inquiridos acreditam que tecnologias de comunicação e de colaboração avançadas poderiam aumentar significativamente a sua produtividade e mais de metade considera que os diversos canais de comunicação necessitam de melhor coordenação.
A grande maioria dos trabalhadores abrangidos pelo inquérito utilizava smartphones na sua actividade profissional. Mas apenas 40% dos responsáveis de tecnologias de informação (TI) disseram dispor de ferramentas razoavelmente eficazes para gerir a qualidade do serviço e o desempenho das aplicações.
Cerca de 57% dos executivos responsáveis pela tecnologia consideram que seriam possíveis poupanças significativas com a adopção d ferramentas que lhes permitissem uma gestão de comunicações unificadas e de aplicações atreves de qualquer tipo de terminal.