As vendas dos fabricantes de computadores pessoais (PC) baixaram 17,8% na Europa Ocidental no primeiro trimestre de 2011, recuando para 14,71 milhões de unidades, indicou a consultora Gartner.
O relatório da Gartner adianta que as vendas na Europa Ocidental dos fabricantes de computadores registaram a sua última redução no segundo trimestre de 2009, interrompendo agora seis trimestres seguidos de crescimento.
Meike Escherich, analista principal da Gartner, salienta no documento que «o fraco comportamento deste trimestre se deve a um excesso de existências no final do ano passado» e a uma procura inferior ao esperado, indicando que a tendência de queda do final de 2010 prosseguiu no princípio de 2011.
A Gartner indica que as vendas dos fabricantes de PC para o consumo desceram 25%, com o segmento dos mini portáteis a ser especialmente afectado no primeiro trimestre, situação que poderá estar relacionada com um desvio de compras para os tablet PC multimédia.
No segmento profissional também se verificou um recuo, de 8%, com o ambiente económico fraco a desencorajar a compra de computadores, destaca Meike Escherich.
A HP manteve a liderança na Europa Ocidental no primeiro trimestre, com 3,44 milhões de unidades vendidas e uma quota de mercado de 23,4%, equivalente a uma redução de vendas de 15,9%, que atingiu um recuo de 25% nos portáteis.
A Acer surge em segundo lugar, com 19,3% do mercado e 2,84 milhões de unidades, seguida da Dell (1,41 milhões de PC, peso de 9,6%), da Asus (vendas de 1,26 milhões de unidades, quota de 8,6%) e da Apple (966 mil unidades, 6,6% do mercado).
A Apple foi a única das cinco principais marcas a crescer na Europa Ocidental, aumentando 10,0% as suas vendas de PC.
Em relação aos três principais mercados da Europa Ocidental, as vendas caíram 17,5% no Reino Unido, para 2,73 milhões de PC, baixaram 16,5% na Alemanha, para 2,77 milhões de unidades, e recuaram 15,5% em França, para 2,67 milhões de computadores.
A HP lidera as vendas naqueles três grandes mercados, seguida da Acer.
A Dell surge em terceiro lugar no Reino Unido, seguida da Toshiba e da Apple, enquanto na Alemanha e França a Asus ocupa o terceiro lugar, seguida da Dell e da Samsung.