O Wall Street Journal indicou que a Visa vai lançar no fim de 2011 uma «carteira digital» que permitirá aos consumidores pagar bens e serviços através de terminais móveis.
Segundo aquele diário económico norte-americano, a «carteira digital» da líder mundial dos cartões de crédito suportará cartões e contas Visa e não Visa e utilizará tecnologia NFC para os pagamentos, utilizando a aplicação payWave, da Visa.
Os pagamentos de bens e serviços irão ser feitos passando o telemóvel com tecnologia NFC por um scanner e os comerciantes terão de pagar à Visa uma taxa, tal como já acontece com os cartões de crédito de plástico.
Joseph Saunders, presidente e CEO (presidente executivo) da Visa, sustenta que os novos meios de pagamento de produtos e serviços da Visa vão «ajudar a expandir a inclusão financeira de milhares de milhões de clientes de serviços móveis que actualmente não têm acesso aos serviços financeiros tradicionais».
O Wall Street Journal tinha indicado que os operadores de telecomunicações norte americanos AT&T, Verizon Wireless e T-Mobile USA estavam a preparar uma empresa conjunta para a área dos pagamentos móveis que iria competir com a Visa e a MasterCard.
A tecnologia NFC (Near Field Communication) torna mais simples trocar conteúdos digitais e ligar entre si dispositivos electrónicos com um simples toque, segundo o NFC Fórum, que desde 2004 desenvolve os standards e as especificações desta tecnologia.