A Google anunciou a saída dos primeiros Chromebook, produzidos pelos seus parceiros Samsung e Acer, garantindo que este portátil permitirá ler o mail segundos depois de ser ligado.
Em comunicado, a Google afirma que menos de dois anos depois de ter anunciado computadores muito melhores, surgem os primeiros Chromebook, que não são notebooks típicos, que demoram minutos a arrancar e ter o navegador Internet em funcionamento.
A Google afirma que o Chromebook terá actualizações automáticas ao longo do tempo, o que lhe permitirá ir-se tornando mais rápido.
O líder mundial de motores de busca assegura que um só carregamento do Chromebook, chega para um dia de utilização e que a nova máquina inclui «vários níveis de segurança» e dispensa a compra de software anti-vírus.
O Chromebook baseia-se no sistema operativo de código aberto Chrome e no navegador Internet Chrome, da Google.
A Google anunciou que os Chromebook estarão à venda online a partir de 15 de Junho nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha, seguindo-se outros países nos próximos meses.
O comunicado da Google afirma que «os Chromebooks trazem toda a velocidade, simplicidade e segurança do Chrome, sem as dores de cabeça de sistemas operativos concebidos há 20 ou 30 anos».
A Intel anunciou que os Chromebooks virão equipados com processadores Intel Atom dual core.