A tecnológica portuguesa Cardmobili anunciou uma aplicação segura e gratuita para os portugueses terem o cartão de eleitor no telemóvel.
A aplicação está disponível em www.cardmobili.com/eleitor e permite a obtenção de dados oficiais e registo do cartão de eleitor e a criação de uma cópia digital do cartão com toda a informação, que fica disponível no telemóvel.
Em comunicado, a tecnológica portuguesa destaca que a aplicação é gratuita.
Observa que no dia da eleição basta levar o Bilhete de Identidade ou o cartão do cidadão e o telemóvel onde consta a informação do número de leitor.
Helena Leite, CEO da Cardmobili, citada no comunicado, salienta que, com aquela aplicação, nas eleições de 5 de Junho cada eleitor poderá já usar com facilidade a sua informação de eleitor, contida no telemóvel.
A informação fica guardada no telemóvel mas também no serviço Web seguro da Cardmobili, o que permite recuperar a informação em caso de extravio ou alteração do telemóvel, usando o respectivo endereço de correio electrónico e a palavra passe do utilizador.
A Cardmobili adianta que o seu serviço está disponível para todas as plataformas móveis e acessível em Portugal, Estados Unidos, Canadá e em vários países europeus.
A tecnologia da Carmobili permite guardar no telemóvel um conjunto de cartões de clientes, de pontos ou de descontos, que substituem os cartões de plástico que enchem as carteiras dos utilizadores.