A Microsoft confirmou um acordo para a compra da companhia Skype por 8,5 mil milhões de dólares (mais de 5,9 mil milhões de euros) ao grupo de investidores liderado pela Silver Lake.
Em comunicado, a Microsoft indica que o acordo foi aprovado pelos conselhos de administração de ambas as empresas.
A multinacional líder na área do software considera que esta aquisição fará crescer a acessibilidade de comunicações de vídeo e voz em tempo real, com benefícios para empresas e consumidores, e vai gerar novas e importantes oportunidades de negócio.
Indica que esta aquisição vai reforçar o «portfolio» da Microsoft de produtos e serviços de comunicações em tempo real e adianta que a Skype teve no ano passado 170 milhões de utilizadores activos e gerou mais de 207 mil milhões de minutos de comunicações de voz e vídeo.
A Microsoft está «há muito focada e investe nas comunicações em tempo real através de diferentes plataformas» e as receitas desta área cresceram 30% em 2010.
O CEO da Microsoft, Steve Balmer, citado no comunicado, afirma que «a Skype é um serviço fenomenal, adorado por milhões de pessoas em todo o mundo».
«Em conjunto, criaremos o futuro das comunicações em tempo real para que as pessoas possam facilmente ligar-se à família, amigos, clientes e colegas em qualquer parte do mundo», acrescentou.
Adiantou que a Skype vai tornar-se uma nova divisão de negócios da Microsoft e o seu actual presidente, Tony Bates, vai assumir a presidência da Microsoft Skype Division.
A aquisição da Skype está ainda dependente da aprovação de autoridades de regulação.