Vendas de PC em queda na região EMEA no primeiro trimestre

Publicado em 06/05/2011 12:10 em Destaques

As vendas de computadores pessoais no primeiro trimestre de 2011 caíram 9,6% homólogos na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), para 24,13 milhões de unidades, revelou a consultora IDC, especializada em tecnologias e telecomunicações.

Na Europa Ocidental as vendas baixaram 17,5% devido à fraca procura no consumo, apesar de ter havido uma melhoria na procura das empresas para renovação de equipamentos.

Na Europa de Leste as vendas de computadores aumentaram 5,5% no primeiro trimestre e no Médio Oriente e África cresceram 6,3%, adianta a IDC.

Um decréscimo das vendas na região EMEA era esperado por comparar com o primeiro trimestre de 2010, que registou um forte crescimento, mas os resultados foram piores do que o esperado devido à fraca procura no consumo, num sector que ficou com existências elevadas no último trimestre do ano passado.

A IDC prevê que o mercado de PC continue a ter constrangimentos no ano de 2011 devido à debilidade da procura e ao maior interesse pelos tablet PC.

Eszter Morvay, gestor de research da região EMEA da IDC, citado em comunicado, assinala que o interesse actual nos tablet PC multimédia e nos smartphones continua a enfraquecer a apetência dos consumidores pelos computadores, desviando as compras para aqueles novos dispositivos móveis.

«Os tablet multimédia vão sem dúvida continuar a provocar uma disrupção no mercado de PC da EMEA este ano e a procura (de tablet PC) não deverá abrandar no segundo semestre de 2011, à medida que mais produtos vão chegando ao mercado», indica Karine Paoli, vice-presidente da IDC EMEA, citada em comunicado.

Acrescenta que a IDC estima que as vendas de tablet PC na região EMEA se elevem a 22 milhões de unidades.

A Hewlett-Packard (HP), com 5,17 milhões de computadores vendidos e uma quota de mercado de 21,1%, continuou a liderar na região EMEA no primeiro trimestre, seguida pela Acer, que sofreu a maior queda entre os principais fabricantes (menos 25,2%) e baixou a quota de mercado para 15,5%, colocando próximo de 3,74 milhões de PC.

Em terceiro lugar surge a Dell, com 2,4 milhões de computadores vendidos e que melhorou ligeiramente a quota de mercado para 10%, seguida pela ASUS, com vendas acima de 1,92 milhões de unidades e um peso de 7,9% no mercado.

A Samsung foi a única das cinco principais marcas da região EMEA que aumentou as vendas (mais 25,6%) no primeiro trimestre, colocando quase 1,52 milhões de PC, o que lhe conferiu uma parte de 6,3% do mercado, 1,8 pontos percentuais acima de período homólogo de 2010.

O comportamento da Samsung deve-se sobretudo à boa performance no Médio Oriente e África, dado que na Europa Ocidental as vendas mantêm constrangimentos, explica a IDC.

Aquela consultora adianta que a marca japonesa de portáteis Toshiba manteve o sétimo lugar no mercado.

Ainda sem comentários