A Apple volta a brilhar no desenvolvimento de aplicações móveis nativas para portáteis e tablet PC, enquanto a fragmentação e fraco interesse nos tablet Android levam a um abrandamento no desenvolvimento de aplicações para o sistema operativo da Google, segundo um estudo da consultora IDC e da empresa Appcelerator.
A Appcelerator é uma companhia que disponibiliza um software online de desenvolvimento de aplicações multi-plataforma utilizado por mais de milhão e meio de programadores que se dedicam ao desenvolvimento de aplicações móveis.
O estudo, realizado entre 11 e 13 de Abril pelas duas empresas junto de 2 700 programadores de todo o mundo que utilizam o software da Appcelerator, indica que o interesse pelo Android diminuiu com a fragmentação e resultados desapontantes das vendas dos primeiros tablet PC com base em Android, o que levou os programadores que desenvolvem aplicações para este segmento a refrearem o entusiasmo inicial com o sistema operativo da Google.
O inquérito revela que a Apple mantém a liderança na atractividade para novas aplicações, enquanto a Google, Microsoft, RIM e Nokia perdem velocidade neste domínio.
O estudo indica que 91% dos desenvolvedores de aplicações estão muito interessados nas aplicações para iPhone e 86% nas para iPad, enquanto o interesse no desenvolvimento para smartphones baseados em Android caiu para 85% e para tablets com o sistema operativo da Google baixou para 71%.
A situação é ainda pior para a Microsoft, onde os muito interessados no desenvolvimento para a plataforma Windows Phone caiu para 29%, e a situação da RIM é pior, com a percentagem a não ultrapassar 27%.
Mais de três quintos (62%) dos inquiridos consideraram que é impossível os restantes actores do mercado apanharem os líderes Apple e Google, tanto mais que quase metade dos interrogados afirmam não ter disponibilidade de tempo para fazerem desenvolvimento de aplicações para outros sistemas operativos que não o iOS e o Android.