A Adobe apresentou hoje em Lisboa a sua nova Creative Suite 5.5 que facilita a adaptação de conteúdos gráficos a dispositivos móveis como tablet PC, e.books ou smartphones.
Em apresentação à imprensa, o director-geral da Adobe em Portugal, Nuno Rocha, destacou como tendências actuais a proliferação de dispositivos onde podem correr conteúdos criados com o software Adobe, a aposta no design e na interactividade e a procura de criação de valor.
Indicou que a explosão de smartphones e tablet PC está a mudar a forma como os diversos conteúdos são distribuídos e consumidos.
Nuno Rocha assinalou que a Adobe Creative Suite 5.5, que foi apresentada a nível mundial hoje, vem dar resposta àquelas tendências do mercado.
Destacou que a Digital Publishing Suite, baseada na nova versão do Adobe Flash e em html 5, que em breve será disponibilizada, facilita a adaptação de jornais e revistas para as novas plataformas móveis.
A Adobe indicou que pretende ter um grande lançamento de novas versões da Creative Suite de dois em dois anos e anunciou um novo plano de preços baseado em subscrições, mais atractivo para os clientes que queiram ter os produtos sempre actualizados ou que queiram testar o software pela primeira vez.
Os responsáveis da Adobe indicam que o Flash Professional tem novas capacidades que permitem ao designers e programadores criarem facilmente aplicações para iPhone, iPad, Blackberry Playbook e dispositivos Android.
Acrescentam que o novo motor de scripting para o Adobe Photoshop e o Photoshop Software Development Kik (SDK) melhorado dá aos programadores a possibilidade de criarem aplicações Tablet que interagem com o Photoshop a partir de dispositivos Android, Blackberry e iOS.
A Creative Suite 5.5 Web Premium, destinada a designers e programadores Web e que dispõe de ferramentas de produção em html 5, dá aos profissionais a capacidade de levarem aplicações Internet ricas às mais recentes plataformas de dispositivos móveis Android, Blackberry e iOS.
Antonio Lirio, da Adobe Systems ibérica, afirmou e exemplificou como as aplicações hoje apresentadas permitem de modo fácil e intuitivo ajustar conteúdos para diferentes dimensões de ecrãs, como de smartphones, de tablet PC e outros dispositivos, criando diferentes ficheiros para cada tipo de dispositivo, utilizando html 5.
Adiantou que uma das maiores novidades do Flash 5.5 é permitir fazer directamente aplicações nativas para Android, para iOS ou para páginas Web, por exemplo.
Ana Mesas, também da Adobe Systems ibérica, assinalou que o Adobe Publishing Suite dispõe de um conjunto de ferramentas que facilitam a edição de publicações para diversos tipos de dispositivos móveis e possibilita preparar imagens para visualização vertical e horizontal em tablet PC ou smartphones, sem perda de qualidade.