A Portugal Telecom anunciou ao fim da noite de quarta-feira que o grupo brasileiro Oi, através da Telemar Norte Leste (TMAR) passou a deter directamente uma participação qualificada no capital social da PT, superior a 2% dos direitos de voto.
Em comunicado publicado no sítio Internet da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a PT indica que tal resulta da execução do contrato celebrado no dia 4 de Março passado entre a TMAR e o Barclays Bank, nos termos do qual o Barclays vende à TMAR 26 895 360 acções da PT, representativas de 3,0% dos direitos de voto no operador histórico português.
A Portugal Telecom SGPS comunicou também no sítio da CMVM a cooptação de Pedro Jereissati e Octávio Marques de Azevedo, administradores do grupo Oi, como administradores não executivos da SGPS, e de Alfredo Baptista e Pedro Durão, como membros executivos.
Alfredo Baptista e Pedro Durão são administradores executivos da PT Portugal.
As cooptações produzem efeito para o final do mandato para o triénio 2009/2011.
A PT anunciou também que vai indicar o seu presidente executivo, Zeinal Bava, e o administrador executivo Shakhaf Wine para os cargos de membros do Conselho de Administração da Tele Norte Leste Participações.
Adianta que os mesmos representantes da PT foram nomeados membros do Conselho de Administração da Telemar Participações e que Zeinal Bava vai ser indicado para presidir ao Comité de Engenharia e Redes, Tecnologia e Inovação e Oferta de Produto, a ser constituído pelo grupo Oi.