No ano passado foram vendidos 6 milhões de unidades de tablet PC na região EMEA – Europa, Médio Oriente e África, mas em 2011 deverão multiplicar-se por mais de 3,5 vezes, para 22 milhões de tablet multimedia, segundo estimativas e previsões da consultora IDC, especializada em tecnologias e telecomunicações.
Do total de unidades transaccionadas na região EMEA em 2010, cerca de 5 milhões correspondem a vendas do iPad, da Apple, uma quota de mercado superior a 80%, e a IDC espera que a procura continue a crescer este ano, com o lançamento do iPad2.
Eszter Morvay, director da IDC, salientou que se espera uma plêiade de tablet PC multimédia nos próximos meses na Europa, o que deve criar uma procura adicional no segundo semestre, com o regresso às aulas e a época natalícia.
A consultora recorda que os tablet PC tradicionais se destinavam a uso empresarial ou a segmentos de nicho, mas a emergência dos tablet PC multimédia, como o iPad, representa uma oportunidade de grande expansão para este segmento.
A IDC espera que fabricantes tradicionais de computadores pessoais, incluindo a Acer e a Asus, façam uma aposta forte no mercado de tablet PC multimédia, que terá como principal segmento alvo os consumidores.
No entanto, algumas companhias também exploram o potencial dos tablet PC como ferramenta de produtividade e alguns fabricantes de apostam em tablet PC com o sistema operativo Windows, acrescenta.
A consultora salienta que o retalho teve a maioria das vendas de tablet PC multimédia em 2010 e deverá manter-se dominante em 2011, mas os operadores de telecomunicações, que se mantêm cautelosos em relação a este segmento, deverão aumentar o seu peso nas vendas de tablet.
A IDC espera que o mercado de tablet PC multimédia continue a crescer na EMEA nos próximos anos, para atingir vendas da ordem das 60 milhões de unidades em 2015.