Lançamento do iPad2 pode ser adiado

Publicado em 23/02/2011 16:25 em Destaques

O provável adiamento do lançamento do iPad 2, da Apple, poderá constituir uma oportunidade para os vários fabricantes de dispositivos móveis e de equipamentos informáticos que anunciaram a aposta próxima nos tablet PC.

Vários tablet PC, geralmente baseados no sistema operativo Android, da Google, têm lançamento previsto para o primeiro semestre, alguns ainda este trimestre, outros para o início do segundo trimestre de 2011, e o atraso na chegada do iPad 2 ao mercado poderá ser favorável aos novos modelos.

O Samsung Galaxy Tab 10.1, o primeiro equipamento com Android 3.0, deve chegar ao mercado português ainda em Março, anunciou a Vodafone Portugal, que detém o exclusivo do modelo.

Segundo a consultora In-Stat, a Motorola pretende avançar também com um tablet PC baseado no Android 3.0 e a HP prepara um TouchPad com características semelhantes ao iPad, com o sistema operativo WebOS (da Palm, adquirida pela HP) e um processador Qualcomm.

A In-Stat salienta, contudo, que, para terem êxito no mercado, os fabricantes têm de apostar na disponibilização e venda on-line de aplicações para aqueles equipamentos.

A agência Bloomberg noticiou que o lançamento do iPad 2, previsto para Abril, deverá ser adiado por estrangulamentos na produção sentidos pela companhia chinesa da Formosa Hon Hai Precision, mas nem a Apple nem a fabricante taiwanesa confirmaram essas informações.

Um relatório da Yuanta Securities afirma que as mudanças de design do iPad 2 implementadas recentemente pela Apple serão responsáveis pelo adiamento do lançamento de Abril para Junho.

Um relatório daquela companhia indica que se verificaram novos problemas com a produção e que «está a levar tempo a resolvê-los».

Um atraso de dois meses no lançamento do iPad 2 poderá também significar uma redução da sua produção para cerca de 23 milhões de unidades durante 2011, que compara com uma produção prevista superior a 30 milhões.

O Wall Street News noticiou recentemente que o iPad 2 será mais fino, mais rápido e com mais memória do que o seu predecessor, que tem valido à Apple a liderança no mercado dos tablet PC, com cerca de três quartos do mercado, segundo a Strategy Analitics.

Mas também a Samsung já anunciou o tablet PC mais fino do mercado.

A Strategy Analitics espera que os tablet PC com o sistema operativo Android, que representavam pouco mais de um quinto do mercado no ano passado, aumentem a sua quota de mercado no primeiro semestre de 2011.

Uma previsão que ganha mais força com o provável atraso na chegada do iPad 2 ao mercado mundial.

Ainda sem comentários