A tecnológica portuguesa WeDo, do grupo Sonae, anunciou o novo software BASE, para gestão das receitas de serviços pré-pagos, destinado a operadoras móveis de telecomunicações com menos de 1 milhão de clientes.
Em comunicado, a WeDo salienta que o BASE oferece aos operadores um sistema de rápida implementação e baixo custo que gere os processos chave das receitas de clientes pré-pagos dos operadores móveis.
Rui Paiva, presidente executivo da WeDo, citado no comunicado, indica que cerca de um terço das operadoras de telefonia móvel não têm mais de 1 milhão de clientes e muitas deles não têm ferramentas de segurança de receitas.
Acrescentou que as operadoras móveis mais pequenas com atitudes pragmáticas e que geram boas margens de voz e serviços de dados são um mercado que tem exactamente as mesmas necessidades das companhias maiores.
A WeDo pretende apresentar às operadoras mais pequenas a solução adequada, aproveitando 10 anos de experiência no desenvolvimento de soluções de segurança de receitas e negócios, protegendo as receitas dessas companhias com a melhor tecnologia disponível no mercado.
Rui Paiva sublinhou que o mercado de pré-pagos, geralmente dirigido a clientes com orçamentos mais apertados, tem sido um grande sucesso em todo o mundo e particularmente nos países em desenvolvimento.
A WeDo anunciou também uma parceria com a companhia belga Meucci Solutions, especialista em sistemas de monitorização qualidade das redes móveis, para desenvolver soluções que permitam aos operadores móveis gerir todo o processo do negócio de roaming, desde a implementação até à qualidade do serviço.
A solução utiliza a plataforma tecnológica Roambroker da WeDo e as soluções da Meucci para garantir às operadoras que se podem concentrar nas estratégias de roaming e nas prioridades de negócio, enquanto a gestão e implementação técnica do roaming ficam a cargo da solução informática, indica a companhia portuguesa.