FTTH Council atribuiu prémios inovação à portuguesa PT e à NSN

Publicado em 10/02/2011 22:53 em Destaques

O FTTH Council Europe, uma organização internacional que visa promover a utilização de fibra óptica nas telecomunicações, anunciou que atribuiu hoje os prémios inovação à operadora portuguesa Portugal Telecom (PT) e à Nokia Siemens Networks (NSN).

A PT recebeu o prémio na categoria «implementação e operações» e a fabricante de equipamentos de telecomunicações NSN, empresa comum da Nokia e da Siemens, foi premiada na categoria «técnica e tecnologia».

Em comunicado, o FTTH Council Europe assinala que a Portugal Telecom foi premiada pela sua estratégia «I5», que se enquadra nos objectivos da organização internacional.

Os cinco pilares da inovação (I5) da PT no contexto do FTTH são o desenvolvimento da rede, o serviço, a convergência de serviços de telecomunicações, a transformação do negócio e um ecossistema de parcerias.

O FTTH Council salienta que a PT conseguiu uma quota de cerca de 30% no mercado de televisão por subscrição, com o Meo, lançado em Abril de 2008.

Zeinal Bava, CEO (presidente executivo) da PT, declarou que a Portugal Telecom «posicionou-se desde sempre na vanguarda do desenvolvimento e da implementação de tecnologias líderes de mercado».

«O investimento na fibra óptica nunca foi uma questão de ‘se’ mas de ‘quando’, porque acreditamos que é a única tecnologia com provas dadas capaz de fornecer serviços de ultra banda larga aos nossos clientes empresariais e residenciais», acrescentou Zeinal Bava, citado pelo FTTH Council.

A NSN, venceu na categoria de técnica e tecnologia com um sistema WDM PON ultra denso, que utiliza tecnologia de detecção e que fornece velocidades simétricas (iguais para download e upload) de 1,2 gigabits por segundo (Gbps) por assinante a distâncias até 100 quilómetros e suporta até mil canais por fibra.

Os prémios foram entregues no final da Conferência FTTH que hoje terminou em Milão e que teve a participação de mais de 3 mil delegados, a maior de sempre.

Ainda sem comentários