Portugal com grande crescimento na fibra óptica

Publicado em 09/02/2011 21:37 em Destaques

Portugal, que em 2009 entrou no grupo de países onde mais de 1% dos assinantes de serviços de banda larga têm fibra óptica até casa (FTTH) ou até ao edifício (FTTB), situou-se no fim de 2010 em décimo-primeiro lugar entre os 18 países europeus que integram este ranking, segundo o FTTH Council Europe.

O FTTH Council Europe, organização que agrega empresas de telecomunicações e visa promover a utilização da fibra óptica, apresenta um gráfico onde se verifica que cerca de 4% dos portugueses com banda larga acediam ao serviço através de FTTH ou FTTB no final de 2010, ainda longe do líder europeu, a Lituânia, com mais de 20%.

O FTTH Council Europe salienta o reforço da posição da Letónia (que triplicou o número de subscritores com fibra óptica) e de Portugal no ranking, sendo estes países europeus onde se registou maior crescimento.

Aquela organização indica que a evolução positiva de Portugal se deve ao trabalho desenvolvido por três operadores, o incumbente Portugal Telecom, o alternativo Sonaecom e o operador de cabo Zon Multimedia.

Destaca também o crescimento verificado na Rússia em 2010, o maior em valor absoluto, o que coloca o país em sexto lugar no ranking, depois da Lituânia, Suécia, Noruega, Eslovénia e Eslováquia

Entre os 18 países europeus que fazem parte do ranking não se incluem a Alemanha, Espanha e Reino Unido, o que leva o FTTH Council Europe a alertar para que estas grandes economias «terão de acelerar urgentemente o ritmo, sob pena de perderem as suas posições cimeiras e ficarem para trás».

O FTTH Council indica que no final de 2010 a Alemanha tinha apenas 602 mil casas passadas, a Espanha 427 600 e o Reino Unido 275 mil.

Em contrapartida a Rússia tinha 10,6 milhões de casas passadas (quase 4,2 milhões de assinantes com FTTH ou FTTB) na mesma data, a França quase 5,9 milhões e a Itália mais de 2,5 milhões.

Os dados daquela organização revelam que Portugal tinha em 31 de Dezembro 1,559 milhões de casas passadas com fibra óptica (com acesso potencial à tecnologia) e 160 mil assinantes com acesso FTTH ou FTTB, o que representa 10,3% das casas passadas.

O FTTH Council Europe destaca também a entrada da Turquia em 2010 no ranking de países com mais de 1% de subscritores dee banda larga a utilizarem FTTH ou FTTB, observando que o objectivo do operador Turkcell é chegar ao fim de 2011 com 1 milhão de casas passadas.

Ainda sem comentários