Alcatel-Lucent anuncia fim estações de base como as conhecemos

Publicado em 07/02/2011 23:10 em Destaques

A Alcatel-Lucent anunciou hoje a tecnologia lightRadio para estações de base de redes móveis, garantindo que irá «racionalizar e simplificar radicalmente» aquelas infra-estruturas.

A nova tecnologia lightRadio, desenvolvida pelos laboratórios de investigação Bell Labs (pertencentes ao grupo) e hoje anunciada em conferência de imprensa, vai «reduzir drasticamente os custos operacionais, a complexidade técnica e o consumo de energia» das redes de telecomunicações móveis.

A Alcatel-Lucent indica que isto será conseguido com a substituíção das estações de rádio base actuais e enormes antenas associadas, que são o elemento mais dispendioso das infra-estruturas de redes e que mais energia consomem, reduzindo-as e simplificando-as.

A tecnologia lightRadio, da Alcatel-Lucent em parceria com a Freescale Semiconductor (que fornece as arquitecturas baseadas em chips) e HP, decompõe a estação de base e a antena nos seus elementos principais e distribui-os entre a antena e a rede, utilizando processamento do tipo computação em núvem, observa a companhia franco norte americana.

Acrescenta que com a tecnologia «Wideband Active Array Antenna», também desenvolvida nos laboratórios Bell Labs, os sítios de antenas actuais podem ser combinados e reduzidos num «único e poderoso dispositivo multi frequência e multi-standard», que suporta as comunicações de segunda (GSM), terceira (3G) e quarta gerações (LTE – Long Term Evolution, em processo de lançamento).

A Alcatel-Lucent assinala que estes dispositivos podem ser instalados em qualquer sítio que disponha de energia e de uma ligação de banda larga.

Os novos produtos de tecnologia lightRadio começarão os testes piloto com clientes no segundo semestre de 2011, indicou a companhia.

O presidente executivo da Alcatel-Lucent, Ben Verwaayen, considerou que a tecnologia lightRadio significa «o fim das estações de base tal como as conhecemos».

Para Ben Verwaayen, «os requisitos de cobertura e capacidade hoje e no futuro vão necessitar de uma ruptura nas comunicações móveis».

A Alcatel-Lucent estima que a tecnologia lightRadio se dirige a um mercado potencial que valerá 12 mil milhões de euros em 2014 e que o mercado total endereçável entre 2011 e 2018 ultrapassará um valor potencial de 100 milhões de euros.

Ainda sem comentários