A Microsoft anunciou hoje que pela primeira vez lançou uma solução para empresas em «cloud» (núvem, utilização online de aplicações que não ficam residentes nos servidores dos clientes) antes do seu lançamento no formato tradicional.
Em conferência de imprensa, Diogo Andrade, director da Divisão de Aplicações de Negócio da Microsoft Portugal, afirmou que o Microsoft Dynamics CRM está já disponível em versão cloud em língua portuguesa mas a versão tradicional só estará acessível no dia 28 de Fevereiro, data em que será lançada a nível global.
Diogo Andrade disse ao Falar de Tecnologia que há uma estratégia da Microsoft de disponibilizar as aplicações empresariais na núvem e que no futuro provavelmente as aplicações estarão disponíveis na núvem antes do formato tradicional, nomeadamente por razões logísticas e de tempo de produção dos pacotes de software tradicional.
O director da Microsoft Portugal assinalou que o que falta a muitas empresas portuguesas é uma melhoria da sua organização e o lançamento de soluções na núvem reduz o esforço financeiro inicial, o que é uma oportunidade para as pequenas e médias empresas.
Considerou que este lançamento do Dynamics CRM na núvem «é um passo disruptivo», observando que é adequado a pequenas empresas e facilita o seu acesso a uma solução de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relações com Clientes).
O Microsoft Dynamics CRM pode ser testado 30 dias e tem um preço promocional de 31 euros por mês e por utilizador até Junho e de 40 euros mensais por utilizador a partir de Julho, o que dispensa o investimento inicial na compra do programa.
Os defensores das soluções de computação em núvem apontam como vantagens o facto de as empresas não terem investimento inicial na compra do software, terem acesso às actualizações para novas versões das aplicações sem investimento adicional e não necessitarem de hardware interno para instalarem essas aplicações, uma vez que as utilizam remotamente.
Diogo Andrade observou que a solução mais adequada e com melhor preço, em núvem ou pacote tradicional, tem de ser vista caso a caso em função da realidade da empresa.
As soluções CRM integram as áreas de marketing, vendas e serviços e permitem gerir todo o conjunto de relações com os clientes, desde encomendas e seu processamento, entregas ou reclamações de clientes até à assistência pós venda.
Diogo Andrade adiantou que a Microsoft Dynamics tem cerca de 330 mil clientes no mundo, incluindo 300 mil de ERP (Enterprise Resource Planning, que integra a gestão da informação interna e externa de uma organização nas suas diversas áreas de actividade) e 23 mil de CRM.
Acrescentou que em Portugal a Microsoft Dynamics tem 9 centenas de clientes, 700 dos quais de ERP, e conta com clientes que têm desde menos de 10 utilizadores até mais de 2 500.
O número total de utilizadores licenciados das soluções CRM ultrapassa os 6 mil.
Diogo Andrade revelou que no primeiro semestre do exercício fiscal de 2011 (Julho a Dezembro de 2010) a facturação da Divisão de aplicações de negócio da Microsoft em Portugal cresceu 17%, com aumento próximo de 50% na área de CRM, num mercado que está em contracção no ERP e estagnado no CRM.
Estimou que a quota de mercado da Microsoft em Portugal estará entre 8 e 10% no ERP e 7% no CRM.