PT anuncia acordo definitivo com accionistas da Oi

Publicado em 26/01/2011 18:19 em Destaques

A Portugal Telecom (PT) anunciou hoje que assinou com a Oi e com os seus accionistas os acordos definitivos de compra e venda, de subscrição e acordos accionistas.

Em comunicados enviados à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT indica que o desembolso líquido da PT com este investimento está estimado em 8,2 mil milhões de reais (quase 3,6 mil milhões de euros ao câmbio de hoje).

A PT ficará com uma posição económica mínima de 22,38% na TMAR e consolida 25,6% na holding TmarPart.

No acordo consta também a reestruturação da CTX (grupo Oi) e a fusão da sua participada Contax (contact center) com a Dedic/GPTI, do grupo PT e que se dedica ao negócio de contact center e BPO (outsourcing de processos de negócio), operação que deverá estar concluída no início de Maio.

A PT consolida 44,4% na CTX, fica com uma posição económica de 19,5% na Contax e espera receber com esta operação um montante líquido de 200 milhões de reais (87,5 milhões de euros).

O acordo accionista contempla direitos de preferência entre accionistas do grupo Oi, ficando a PT com os mesmos direitos dos restantes parceiros na TmarPart.

Assim, a operadora histórica portuguesa terá direito de veto num conjunto de matérias, entre os quais alterações aos estatutos, fusões e aquisições e acordos accionistas, dissolução da empresa ou subsidiárias relevantes e orçamento anual e investimentos.

A PT tem o direito de designar elementos para órgãos de administração do grupo e um director da TmarPart, participar na nomeação do presidente executivo da Oi e em comités de gestão e vai presidir ao Comité de Engenharia & Redes, Tecnologia & Inovação e Oferta de Produto, a criar no âmbito deste acordo.

A operadora portuguesa sublinha no comunicado que «com este investimento estratégico, a PT continuará a beneficiar de escala e diversificação geográfica em mercados de elevado potencial de crescimento».

Ainda sem comentários