O programa europeu de navegação por satélite, que irá ser alternativa ao sistema norte americano GPS e ao russo GLONASS, precisa de mais 1 900 milhões de euros para tornar o sistema operacional, anunciou a União Europeia.
O projecto Galileo foi lançado pela Comissão Europeia em 1999 mas os Estados membros só tomaram a decisão de avançar em Novembro de 2007.
O projecto, orçamentado em 3 400 milhões de euros para o período 2009/2013, foi atrasado por problemas de financiamento, devido à desistência dos financiadores privados, que só foram ultrapassados quando os 27 acordaram em que o sistema seria suportado por dinheiros públicos.
O sistema de 18 satélites deverá estar em funcionamento em 2014 mas os responsáveis do projecto estimam que serão necessários mais 1,9 mil milhões de euros para o tornar operacional.
O Comissário para a indústria Antonio Tajani afirmou que está empenhado na conclusão do sistema Galileo, que irá concorrer num mercado de serviços de satélite que se estima que movimentará 240 mil milhões de euros em 2020 .