A empresa portuguesa de engenharia de telecomunicações Wavecom anunciou que vendeu a totalidade do capital da sua «spin-off» GoContact a empresa norte americana Broadvoice por 21 milhões de euros.
Em comunicado, aquela tecnológica de Aveiro indica que a GoContact é uma empresa que desenvolve software para centros de contacto, criada por separação («spin-off») da Wavecom.
A Wavecom indica que a GoContact foi vendida por um valor recorde para este tipo de transacções e indica que espera agora promover outras «Spin-offs» (departamentos das empresas que se autonomizam e formam uma empresa separada no âmbito do grupo).
Para Nuno Marques, co-CEO da Wavecom, citado no comunicado, esta foi uma excelente oportunidade dado o momento de valorização das soluções tecnológicas para centros de contacto e vai permitir que a empresa mãe continue a investir em tecnologias IoT e em investigação e desenvolvimento (I&D) nos sectores da saúde, indústria, transportes e cidades inteligentes.
Entre as «spin-offs» que tem por base a tecnologia e estão em linha com a sua estratégia de desenvolvimento de produtos e soluções de Internet das Coisas (IoT), a Wavecom admite transaccionar as empresas de sistemas de localização de pessoas e objectos em tempo real para as áreas da Indústria, Logística e Saúde e de sistemas de comunicações IoT para aplicações em cidades inteligentes.
Inclui, também, o sistema «Connected BUS», uma solução para transportes públicos que permite a contagem de pessoas em tempo real, e conectividade Wi-Fi, ligações móveis 4G e 5G e outras funcionalidades.
Indica que alguns destes produtos estão a aguardar a atribuição de patentes.
A Wavecom é uma empresa criada há duas décadas por engenheiros saídos da Universidade de Aveiro, que tem operação em Portugal e Espanha, que aposta em soluções próprias e diferenciadoras e projectos em quatro continentes, segundo informação da empresa.