PIB cai 5,4% homólogos e 3,3% em cadeia no I Trimestre

Publicado em 01/05/2021 18:19 em Economia Geral

O Produto Interno Bruto (PIB) português caiu no primeiro trimestre 5,4% homólogos (face ao mesmo período de 2020) e baixou 3,3% em cadeia (face ao trimestre anterior, indicam as estimativas preliminares a 30 dias do INE.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) salienta que o comportamento do PIB nacional reflecte os efeitos do confinamento geral decretado no início do ano e é influenciado por um efeito base, dado que nos dois primeiros meses do ano passado a economia ainda estava a crescer e foi afectada pela pandemia principalmente a partir de Março.

Na estimativa divulgada sexta-feira, o INE indica que no primeiro trimestre, o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB foi mais negativo do que nos últimos três meses de 2020, em larga medida devido a uma maior redução do consumo privado.

Quanto ao contributo da procura externa líquida (exportações menos importações) foi menos negativo, mas com uma contracção das exportações de bens e serviços mais acentuada do que nas importações, particularmente devido à maior quebra doi turismo de não residentes.

Em relação ao segundo trimestre de 2021, na minha opinião, parece provável que a variação homóloga seja mais favorável do que a do primeiro, uma vez que compara com um período muito desfavorável, em que a riqueza produzida por Portugal caiu 16,9%

Fernando Valdez

Ainda sem comentários