Nigel Green, presidente executivo (CEO) do grupo deVere, admite que o valor da moeda virtual Bitcoin pode atingir esta semana um valor recorde, de 60 mil dólares (mais de 50 mil euros).
O fundador e CEO da deVere, uma das maiores companhias consultoras financeiras independentes, indicou que poderá ser ultrapassado o recorde de valor daquela criptomoeda, de 58 mil dólares (48,7 mil euros), atingido em Fevereiro, depois de terça feira, 8 de Março, ter atingido uma cotação de 54 900 dólares (cerca de 46,1 mil euros), que equivale a uma capitalização de 1 bilião de dólares (840 mil milhões de euros).
Nigel Green diz que a revalorização da principal moeda virtual está muito relacionada com o anúncio pelos responsáveis do Partido Democrata dos Estados Unidos de que prevêem o lançamento de um pacote de estímulos de 1,9 biliões (milhões de milhões) de dólares (1,6 biliões de euros).
Observa que a dimensão desse pacote financeiro poderá contribuir para a valorização do bitcoin por três razões:
Primeiro, há um risco de degradação do dólar, como moeda de reserva mundial, perante um pacote de estímulos tão avultado e claro que o bitcoin não pode simplesmente ser impresso, pelo contrário, ganhou uma reputação de ouro digital e é valorizado pela sua escassez, sendo considerado um valor de reserva.
Segundo, há também preocupações com a possibilidade de um pacote financeiro daquela dimensão gerar uma inflação de longo prazo.
Além disso, outros sugerem que aqueles estímulos podem ser usados pelos seus receptores para investirem pela primeira vez em criptomoedas ou expandirem as suas carteiras de moeda digital.
Acrescenta que a valorização das moedas digitais está também relacionada com o crescente interesse dos investidores institucionais (o gigante dos pagamentos PayPal confirmou o interesse na compra da companhia de segurança de criptomoedas Curv).
Esta semana será para recordar por todas as razões para os detentores de bitcoins, concluiu Nigel Green.
A deVere tem uma rede mundial de mais de 70 escritórios, mais de 80 mil clientes e dá consultoria relativa a 12 mil milhões de dólares (mais de 10 mil milhões de euros) de activos financeiros.