Sony apresenta primeiros televisores com processador cognitivo A

Sony apresenta primeiros televisores com processador cognitivo   APublicado em 03/03/2021 12:49 em Electrónica de Consumo

A Sony apresentou terça-feira, via Internet, para Portugal a sua gama de televisores Bravia XR, indicando que o processador XR é o primeiro do mundo com inteligência cognitiva, um «método de processamento totalmente novo para replicar a forma como os humanos vêem e ouvem».

Numa conferência Internet para a imprensa portuguesa, Arnau Ferrer, responsável ibérico do produto TV, sublinhou que a Sony é o primeiro fabricante a ter nos seus televisores o sistema operativo Google TV, em todas as novas linhas 4K e 8K, e observou que praticamente toda a gama é compatível com 4K 120.

Hiro Kanazawa, responsável de formação, disse que há 20 anos que a Sony produz processadores que permitem analisar o sinal para melhorar a imagem, as cores, o contraste e o detalhe, mas o XR «é o primeiro processador com inteligência cognitiva da história».

Os responsáveis da Sony indicaram que o processador cognitivo analisa diferentes elementos da imagem combinados com pontos focais para recriar a perspectiva humana.

Na conferência de imprensa internet, em que além de Ferrer e Kanazawa participou o director de marketing ibérico, Albert Gràcia, os responsáveis da Sony precisaram que, associadas à precisão de um painel LED Full Array, as tecnologias XR Triluminos Pro, XR Constrast Booster e XR 8K Upscaling oferecem pretos profundos e uma luminosidade mais intensa e um maior nível de contraste, brilho e detalhe.

Adiantaram que a tecnologia Acoustic Multi-áudio oferece um som surround cinematográfico, perfeita harmonia entre som e imagem e um muito elevado envolvimento de som.

Arnau Ferrer revelou que este ano todas as linhas de televisores Sony têm modo automático de baixa latência.

Hiro Kanazawa disse que a Google TV é um sistema operativo baseado em conteúdos e aplicações, que aprende os gostos dos utilizadores do equipamento para oferecer os conteúdos preferidos existentes em todas as plataformas de streaming que estejam disponíveis no televisor, sem necessidade de estar a procurar em todas as plataformas.

Acrescentou que o sistema Google TV apresenta as aplicações disponíveis na parte superior do menu, organizadas, existindo mais de 8 mil aplicações disponíveis, número que vai constantemente aumentando

Kanazawa adiantou que quando recomendam um conteúdo televisivo fora de casa, basta o utilizador registar no seu smartphone e quando chega a casa já está armazenado no televisor.

A Sony criou aplicações com catálogo de mais de 100 filmes e um catálogo de filmes remasterizados por IMAX, que ficam acessíveis por um ou dois anos conforme os modelos de TV adquiridos.

A série de televisores Bravia XR Master A90J OLED 4K HDR, com ecrãs de 55 polegadas e 65 polegadas, estarão disponíveis para compra em Portugal no final de Março e o de 83 polegadas posteriormente.

Os modelos Bravia Master Z9J 8K LED (85 e 75 polegadas), A90J OLED (83, 65 e 55 polegadas), A80J OLED (77, 65 e 55 polegadas), X95J 4K LED (85, 75 e 65 polegadas) e X90J 4K LED (75, 65, 55 e 50 polegadas) estarão disponíveis posteriormente em Portugal, em datas e com preços a anunciar.

Ainda sem comentários