PIB da UE caiu 4,8% em média dos países com estimativas

Publicado em 03/02/2021 15:05 em Conjuntura Internacional

O Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia (UE), em média dos 11 países que já apresentaram estimativas muito preliminares, caiu 4,8% homólogos no quarto trimestre de 2020, revelou o Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias (Eurostat).

Relativamente aos países da zona euro que apresentaram estimativas a 30 dias, em que se inclui Portugal, registou-se uma redução homóloga média de 5,1% na riqueza criada no quarto trimestre do ano passado.

As referências surgidas na informação a crescimentos no PIB de alguns países, incluindo Portugal, referem-se à evolução em cadeia, isto é, entre dois trimestres consecutivos, no caso, o terceiro e o quarto trimestres de 2020.

Nesta estimativa muito preliminar, o Eurostat não avança com cálculos relativos ao crescimento do Produto no ano de 2020 face ao anterior.

Os dados do Eurostat revelam que Portugal é, entre os 11 países que já começaram a disponibilizar estimativas a 30 dias, o quarto com maior queda homóloga da riqueza criada (menos 5,9%).

O maior recuo homólogo é em Espanha (menos 9,1%), seguindo-se a Áustria (menos 7,8%), a Itália (menos 6,6%), Portugal, e a França e República Checa, ambas com quedas homólogas de 5,0%.

A evolução homóloga no quarto trimestre de 2020 é negativa nos 11 países referidos mas as quedas homologas mais moderadas registaram-se na Lituânia (menos 1,3%) e Letónia (menos 1,7%).

As estimativas rápidas a 45 dias (que até ao primeiro trimestre de 2020 eram as primeiras a ser divulgadas) relativas ao último trimestre do ano passado, serão publicadas a 16 de Fevereiro.

Ainda sem comentários