Banco Portugal lança Indicador Diário Actividade Económica

Banco Portugal lança Indicador Diário Actividade EconómicaPublicado em 28/01/2021 18:32 em Análise de Conjuntura

O Banco de Portugal iniciou a publicação de um Indicador Diário de Actividade Económica (DEI) que aponta para uma deterioração marcada da actividade económica durante a semana passada (24 de Janeiro é o último dia considerado).

O indicador parte de um trabalho de investigação de Lourenço e Rua, publicado em Julho de 2020, sobre o seguimento da actividade económica durante o confinamento.

Em comunicado de hoje, o banco central português salienta que a utilização de dados de alta frequência, que são divulgados com um curto desfasamento face ao período de referência, se intensificou na sequência da crise desencadeada pela pandemia de Covid 19.

No primeiro confinamento encontra-se uma queda abrupta e muito pronunciada desde meados de Março até ao princípio de Abril, iniciando-se a partir daí uma recuperação bastante irregular, e volta a assistir-se a uma descida mais evidente a partir dos primeiros dias de Janeiro.

O Banco central afirma que aquele indicador permite identificar atempadamente alterações bruscas de actividade económica, mas adverte que «não constitui uma previsão oficial do Banco de Portugal ou do Euro-sistema».

Acrescenta que o DEI procura cobrir diversas dimensões da actividade económica e inclui informações sobre tráfego rodovíário de veículos pesados nas auto estradas, consumo de electricidade e gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras com cartão efectuadas por residentes e não residentes.

Ainda sem comentários