A consultora In-Stat admite que o Wi-Fi Direct, uma versão da tecnologia Wi-Fi que permite ligação directa entre dois ou mais dispositivos sem recurso a uma rede Wi-FI, pode pôr em causa a nova tecnologia Bluetooth 3.0.
O bluetooth 3.0 permite transmissão de dados a velocidades até 24 megabits por segundo (Mbps) entre dois ou mais dispositivos, com menor consumo de energia, segundo o Bluetooth SIG (Special Interest Group), organização que define os standards da tecnologia.
O bluetooth 4.0 (Bluetooth Low Energy) permitirá uma redução mais significativa no consumo de energia mas apenas transfere pequenos pacotes de dados, com uma velocidade que não vai além de 1Mbps, segundo o Bluetoth SIG.
A In-Stat prevê que a tecnologia bluetooth continuará a ser dominante nos telefones móveis por tempo indeterminado.
Uma previsão que não parece pacífica, dado que a grande maioria dos smartphones, o segmento de terminais móveis com maior crescimento, vem já equipada com tecnologia Wi-Fi e presumívelmente vão em breve começar a obedecer às especificações Wi-Fi Direct.
A consultora In-Stat indicaque as consolas de jogos e os controladores de jogos são áreas de crescimento da tecnologia bluetooth e que o Bluetooth Low Energy crescerá nos mercados médico e industrial.
Segundo a Wi-Fi Alliance, a organização que aprova os standards Wi-Fi, o Wi-Fi Direct permite tipicamente velocidades de transferência entre dois ou mais dispositivos até 250 Mbps e tem um alcance de 200 metros.
Brian O’Rourke, analista principal da In-Stat, salienta que a tecnologia Wi Fi é crescentemente utilizada nos mercados a que se endereça a tecnologia bluetooth mas, até recentemente, a sua principal fraqueza era a impossibilidade de ligações «peer-to-peer» (ponto a ponto), sem intervenção de redes Wi-Fi.
Com o Wi-Fi Direct essa fragilidade fica ultrapassada e é «um desafio real à viabilidade do bluetooth 3.0 a longo prazo», observa.
O Wi-Fi Direct pode utilizar o standard Wi-Fi 802.11n, que permite velocidades de transferência até 450 Mbps, segundo a Wi-Fi Alliance.