A Apple lançou terça-feira os novos iPad Air e a oitava geração do iPad, a sexta versão do Apple Watch e uma versão SE do Apple Watch para uma gama de preços mais acessível e o serviço Apple One, que fornece serviços da marca em pacote.
No lançamento dos novos dispositivos, a marca anunciou também os novos sistemas operativos iPadOS 14, disponível a partir de hoje, dia em que lançou também o iOS 14, para iPhone, ambos acessíveis gratuitamente, assim como o watchOS 7.
O iPad Air vem com o processador de alto desempenho A14 Bionic, com Neural Engine e 11,8 mil milhões de transistores, inclui aceleradores machine learning de segunda geração, traz um ecrã de 10,9 polegadas Liquid Retina, conta com uma câmara traseira de 12 polegadas actualizada, para permitir fotos de maior resolução e captura de vídeos 4K, e colunas estéreo, e sensor de impressões digitais, segundo a Apple.
O novo iPad Air fica disponível no próximo mês com preços a partir de 599 dólares (nos EUA) só com ligação Wi-Fi e de 729 dólares com Wi-Fi mais rede móvel, com capacidades de armazenamento interno de 64 gigabytes (Gb) ou 256 Gb.
A oitava geração do iPad normal (existe também o iPad Pro) tem um ecrã de 10.2 polegadas, traz um processador A12 Bionic, inclui machine learning, tem um sensor de impressão digital para desbloqueio de segurança do equipamento, câmaras avançadas e um dia de duração da bateria, segundo a Apple.
O novo iPad de oitava geração estará disponível a partir de sexta-feira em 25 países e regiões com preços a partir de 329 dólares (EUA) para a versão Wi-Fi e de 459 dólares para o modelo com Wi-Fi e rede móvel, com configurações de memória interna de 32 Gb ou 128 Gb.
A Apple afirmou que a série 6 do Apple Watch traz novas funcionalidades de saúde e fitness, em particular o sensor «Blood Oxygen» que permite medir a saturação de oxigénio no sangue (a percentagem de oxigénio transportada pelos glóbulos vermelhos dos pulmões para os outros órgãos), um altímetro de nova geração e «notáveis melhorias de hardware».
Todos os dados da funcionalidade «Blood Oxygen» ficam acessíveisna app Saúde e os utilizadores poderão ver as tendências ao longo do tempo.
O Apple Watch série 6 com GPS estará disponível sexta-feira nos Estados Unidos, Porto Rico e em mais 27 países e regiões, com preços a partir de 399 dólares, e o modelo GPS mais rede móvel por valores a partir de 499 dólares e fica acessível também sexta-feira próxima nos EUA, Porti«o Rico e em mais 21 países e regiões.
A marca lançou também o primeiro Apple Watch SE, com preço mais acessível (a partir de 279 dólares com GPS e de 329 dólares com rede móvel, em ambos os casos disponível sexta-feira em 29 e 23 regiões, respectivamente) e dispõe de funcionalidades de saúde , incluindo a detecção de quedas, que permite um SOS automático quando não há reacção depois da queda), funcionalidades Fitness avançadas e altímetro.
Adianta que o novo watchOS 7 inclui o «Family setup» que permite a membros da família, nomeadamente crianças e adultos mais velhos que não tenham iPhone, beneficiar de funcionalidades de comunicação, incluindo fazer e receber mensagens e chamadas telefónicas, segurança e fitness.
As crianças podem gerir e optimizar os tempos de estudo com a funcionalidade Schooltime, que permite também intervenção dos pais, e o Family setup facilita a transferência de dinheiro para os filhos, permite obter a localização de membros da família, ouvir músicas do Apple Music, usar o calendário e gerir tarefas.
No lançamento, foi apresentado ainda o novo Apple One, que permite, a partir deste Outono, a subscrição de pacotes de serviços Apple para uma pessoa ou até seis membros da família com preços mais favoráveis do que a soma desses pacotes.
Um pacote individual com Apple Music, Apple TV+, Apple Arcade e 50 Gb de armazenamento no iCloud custa 14,95 dólares mensais e o pacote Family para seis pessoas da família com os mesmos serviços mas com 200 Gb de armazenamento iCloud tem um preço de 19,95 dólares mensais.
O pacote Apple One Premier, também para seis membros da família, que além dos serviços mencionados inclui o Apple News + e o Apple Fitnwess+ e tem 2 terabytes de armazenamento iCloud, custa 29,95 dólares por mês e só está acessível na Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.