Google anunciou nova versão do sistema operativo Android

Publicado em 16/09/2020 09:40 em Software

A Google anunciou a versão 11 do seu sistema operativo Android, para dispositivos móveis, que inclui um espaço dedicado às conversações de mensagens, que facilita a gestão das mensagens e permite dar prioridade a conversações com pessoas que o utilizador considera mais importantes para si.

Num comunicado subscrito por Dave Burke, vice-presidente de engenharia, Android, a Google acrescenta que a multitarefa ficou muito mais simples e inclui um sistema integrado de gravação do ecrã, que permite partilhar o que está no ecrã e gravar com o som de um microfone sem necessidade de uma aplicação extra.

O Android 11 permite aceder aos dispositivos ligados à Internet (IoT) e controlá los a partir do telefone sem necessidade de abrir múltiplas aplicações.

A Google indica que, com o Android 11 o Android Auto funciona em modo sem fios, sem necessidade de cabos, desde que o veículo seja compatível.

A introdução das permissões únicas vai permitir conceder acesso aos dados mais sensíveis, como localização, câmara ou microfone, e se uma aplicação quiser voltar a aceder terá de voltar a pedir permissão ao utilizador, um reforço da privacidade, segundo Dave Burke.

Acrescenta que uma aplicação não é usada durante algum tempo, pressupondo que o utilizador poderá pretender que não continue a aceder aos seus dados, o Android 11 vai «reinicializar» as permissões das aplicações não utilizadas e notificar o utilizador, que pode conceder de novo as permissões quando voltar a usar a aplicação.

Outra medida de reforço da segurança é o envio pela loja Google Play de actualizações instaladas, à medida que vão surgindo, sem necessidade de aguardar pela actualização completa do sistema operativo.

O comunicado acrescenta que quem usar um telefone Pixel 2 ou superior vai receber ferramentas adicionais para organizar e gerir o telefone.

Aquele vice-presidente da Google indica que, nos telefones com Android Enterprise , o Android 11 traz para o dispositivo da empresa a privacidade de um telefone pessoal e o perfil de trabalho oferece aos departamentos de TI ferramentas para gerir o dispositivo sem monitorizar os dados pessoais ou a actividade do telefone.

A Google revelou que o Android 11 está disponível desde a semana passada para telefones das marcas Pixel, OnePlus, Xiaomi, OPPO e realme.

Ainda sem comentários